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dc.contributor.authorPalhano, Nathália Crescênciopt_BR
dc.contributor.otherGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-07T12:15:00Z
dc.date.available2020-12-07T12:15:00Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/20669
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 12/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa buscou investigar a compreensão de educadoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (CMEI’s) sobre o brinquedo na rotina pedagógica dos mesmos. Os subsídios teóricos foram os estudos de Brougère (2004, 2004b), Uemura (1988,1999) e Wajskop,(1996, 2005) sobre o uso do brinquedo na escola e de Barbosa (2006) e Batista (1998) sobre a organização da rotina na Educação Infantil. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação, a entrevista e a fotografia como suporte da narrativa de análise dos dados. A fala das educadoras mostrou que entendem o brinquedo como objeto da cultura escolar, objeto indispensável para a escola da criança pequena, como também há um conhecimento a respeito dos diferentes tipos de brinquedo e suas funções, mas demonstram dificuldades em relatar em que momentos da rotina pedagógica cada brinquedo é inserido. Assim, concluo que as educadoras compreendem o brinquedo como um material didático para a Educação Infantil, conforme o conceito proposto por Uemura (1989) e reconhecem para que servem (sua função), mas ainda estão por compreender seu uso como recurso didático na prática pedagógica com as crianças pequenas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study researches the understanding that educators of the Municipal Early Childhood Education Centers of Curitiba (Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba - CMEI's) have of the use of toys in their pedagogical routine. The theoretical data is based on studies by Brougère (2004, 2004b), Uemura (1988,1999) and Wajskop,(1996, 2005) about the use of toys in schools and by Barbosa (2006) and Batista (1998) about the organization of a routine in Early Childhood Education. The methodological tools used were observation, interviews and photography to support the narrative of data analysis. The educators' statements showed that they regard the toy as an object of school culture, an indispensable object in schools for young children. They also had knowledge of different kinds of toys and their functions, but found it difficult to express at what moment of the pedagogical routine each toy is introduced. Thus, I conclude that educators regard the toy as a didactic tool in Early Childhood Education, according to the concept proposed by Uemura (1989), and they recognize what these are for (their function), but don't quite comprehend their use as a didactic resource in pedagogical practices with young children.pt_BR
dc.format.extent103 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAmanhã é dia de brinquedo! : a fala de educadoras da criança muito pequena sobre o brinquedo na rotina dos CMEI's de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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