Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherPessali, Huáscar Fialho, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T20:47:05Z
dc.date.available2022-08-26T20:47:05Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/19693
dc.descriptionOrientador: Huáscar Fialho Pessalipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Economico. Defesa: Curitiba, 30/03/2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Políticas de Desenvolvimentopt_BR
dc.description.abstractResumo: O consumidor é um ser social. Dessa forma a sociedade na qual esse indivíduo está inserido e a interação deste com os demais elementos sociais são pontos centrais em uma análise científica do consumo. No entanto, a teoria econômica é carente neste quesito, pelo menos no que diz respeito à microeconomia tradicional (a única análise sistematizada de uma abordagem do consumo segundo a teoria econômica). No entanto, outras vertentes desta ciência podem ser utilizadas para a construção de uma abordagem mais abrangente do consumidor. Dentre estas destaca-se a Economia Institucional. O presente estudo visa sistematizar uma abordagem econômica do consumo recorrendo a concepções teóricas tanto da Economia Institucional Original quanto da Nova Economia Institucional. A segunda fornece instrumentos analíticos para que o consumo seja analisado enquanto uma transação expressa na relação contratual entre compradores e vendedores (os indivíduos enquanto consumidores e as firmas capitalistas como vendedores). No entanto, seguindo a tradição de John Commons, a influência do meio sócio-econômico nas transações é destacada; este ambiente é apresentado segundo um emaranhado de instituições econômicas que interferem nas atividades de consumo. Para a construção deste ambiente o presente estudo se aproxima da Economia Institucional Original. Dentro desta perspectiva teórica a capacidade cognitiva, a racionalidade, os hábitos, o aprendizado e os gostos dos consumidores são apresentados como pontos centrais na análise da interferência do meio nas transações de consumo. Estuda-se então como esses elementos interferem na construção das estruturas de mercado e das capacidades competitivas das firmas e principalmente nas formas de ação que tanto os indivíduos quanto as firmas podem adquirir ante a um contrato de consumo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The consumer is a social being. The environment and consequent interactions of individuals are central themes in a scientific analysis of consumption. However, traditional economic theory, seen as the only systematic approach to consumption, has its weaknesses on this front. However, others theories of this science can be used to approach consumption in a more inclusive way, among which Institutional Economics is a promising candidate. The present study aims at building a more systematic approach to consumption according to the insights from "Old" and "New" Institutional Economics. The New Institutional Economics supplies analytical instruments for a transactional analysis of consumption in its contractual relations. However, following John Commons and the "Original" Institutional Economics tradition, the influence of the socio-economic environment on transactions is also important and taken into account here. The consumption environment is introduced as a tangle of economic institutions that interfere in consumption activities. Consumers' cognitive capacity, bounded rationality, habits, learning processes and construction of preferences are introduced as central points in the analysis of the environment interference in consumption transactions. This study thus tries to characterize the way in which these elements interfere in the construction of market structures and competitive capacities of the firms and in the patterns of action that both the individuals and the firms can acquire in a consumption contract.pt_BR
dc.format.extent97f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectEconomia institucionalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economicopt_BR
dc.titleUma abordagem institucional do consumopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples