dc.contributor.advisor | Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.author | Venancio, Ana Carolina Lopes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-21T13:47:16Z | |
dc.date.available | 2020-09-21T13:47:16Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/19516 | |
dc.description | Orientador: Paulo Vinícius Baptista da Silva | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 06/07/2009 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O estudo analisou amostra de 20 obras de literatura infanto-juvenil, que compõem um acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), voltado aos educandos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de 09 anos, selecionados em edital no ano de 2007 para distribuição e uso em 2008. A pesquisa se vincula aos estudos brasileiros que analisam de forma crítica a criação e difusão de formas de hierarquização social (de idade, gênero, raça e relativos à deficiência) por meio de discursos e imagens veiculadas pela literatura infanto-juvenil. No plano teórico é orientada por essa perspectiva crítica e por contribuições do interacionismo simbólico, em especial pelos conceitos de identidade social e de estigma. A análise proposta operou com a hipótese que o discurso midiático e o discurso difundido pelos livros infanto-juvenis e didáticos têm ficado, em geral, alheios a apresentação da diversidade, divulgando, com a adoção de tal postura, conceitos legitimadores de hierarquias sociais. A questão que se cumpria investigar e responder neste contexto foi: Em que medida os personagens apresentados pelas obras que compõem o acervo do PNBE 2008 apresentam características que valorizam a diversidade? A partir da leitura completa das obras essas foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo, com foco nos personagens e analisadas de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados sobre personagens dos textos, das ilustrações e das capas foram analisados em quatro eixos de desigualdade, sobre deficiência, relações raciais, gênero e idade. Na amostra de livros do PNBE 2008 analisada observou-se o silêncio em torno da deficiência e o tratamento de forma estigmatizante do único personagem que apresenta deficiência física não-funcional. A análise das obras permitiu a constatação de ligeira atenuação na freqüência de personagens dominantes e subordinados, reiterando resultado de pesquisas anteriores, mas ainda se verificando, de forma aberta ou velada, relações de subordinação nas tramas desenvolvidas. Observou-se predomínio de personagens humanos, do sexo masculino, brancos, sem deficiência, com alteração somente no que se refere à idade. | pt_BR |
dc.format.extent | 256 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil - História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional Biblioteca na Escola | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Literatura infanto-juvenil e diversidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |