• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)

    Thumbnail
    View/Open
    DISSERTACAO ARQUIVO UNICO JUN 09.pdf (827.1Kb)
    Date
    2008
    Author
    Parra, Silvia
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ensino médio - Projetos
    Projeto pedagógico
    Políticas educacionais
    Escolas - Administração
    Dissertações - Educação
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo : Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do processo de constituição do Projeto Político Pedagógico em política pública educacional nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná, compreendendo o período entre 1983 e 2002. Por meio da análise documental dos registros oficiais e do estudo das ações governamentais realizadas procurou-se evidenciar a apropriação, por parte do Estado, dos pressupostos referentes à gestão democrática e Projeto Político Pedagógico, existentes na produção teórica educacional a partir da década de 1980, e que se tornaram o arcabouço da conversão do Projeto Político Pedagógico em instrumento de política educacional pública. Foram examinados doze documentos oficiais sobre política educacional editados pela SEED, a partir dos seguintes elementos: participação, autonomia, planejamento, currículo e avaliação. Apesar do discurso oficial propor a substituição das relações de autoritarismo e imediatismo na política educacional constatou-se que o discurso democrático foi diluído por uma prática que não criou condições suficientes para a implantação efetiva do Projeto Político Pedagógico nas escolas. As décadas de 1980 e 1990, adentrando nos anos 2000, com relação ao estado do Paraná tanto em uma concepção de Estado mais conservadora, comprometida com o ideário do estado mínimo, quanto em uma concepção de estado progressista, voltada ao atendimento das camadas populares, apresentaram políticas públicas educacionais que estabelecem limites à democratização da gestão escolar. Essa opção fica clara pela adoção de um formato de Projeto Político Pedagógico que se aproxima mais do documento formal, institucionalizado de fora para dentro da escola, com aparência democrática, mas limitado quanto à possibilidade de emancipação política da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/19184
    Collections
    • Teses & Dissertações [8511]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV