Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Adriana dept_BR
dc.contributor.otherSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-11T20:07:01Z
dc.date.available2020-08-11T20:07:01Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/18631
dc.descriptionOrientadora: Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/02/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa realizou um estudo do e no processo de implantação no Estado do Paraná do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Teve como objetivo analisar aspectos da eficiência política e social do Programa, bem como problematizar possíveis condições para a efetividade social do PROEJA, por meio do perfil socioeconômico e as razões da evasão no ano de 2008 no Estado do Paraná. Para esse fim, tomou como referencial de análise o processo histórico construído pela Educação Profissional e sua relação com a Educação de Jovens e Adultos. Partiu-se do pressuposto de que a base histórica da educação é orgânica ao modelo de desenvolvimento econômico do país. Os objetivos específicos pretenderam: identificar se a proposta de inclusão dos jovens e adultos no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional está sendo efetivada; traçar o perfil sócioeconômico da clientela atendida pelo PROEJA; investigar às principais causas da evasão. A metodologia constou de análise documental, entrevista com Coordenadores de Curso, questionário orquestrado com os alunos evadidos e observação sistemática nas oficinas, nos encontros e seminários e visita às escolas que ofertam o PROEJA. A hipótese norteadora da pesquisa é enunciada do seguinte modo: a Eficiência e as possibilidades de Efetividade Social do PROEJA estão articuladas as condições de tempo, de acesso e de aprendizagem, que constituem a especificidade dos Jovens e adultos. Identificaram-se as seguintes situações para o comprometimento da eficácia política e das condições para a efetividade social do PROEJA: a restrição orçamentária, a falta de condições infra-estruturais das escolas, a falta de efetivação dos quadros docentes, a pouca efetividade da formação continuada. Esse estudo ressaltou que não é possível afirmar o sucesso e/ou fracasso do PROEJA, entendendo que a educação no Estado do Paraná, nessa modalidade, está em processo e constitui-se um desafio a implementação dessa Política pública.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents the studies made during the process of the implantation of the Program of Professional Education Integrated with Basic Education on the Modality of Youth and Adult Education, named PROEJA, on the state of Paraná. The objective was to analyze the aspects of political and social efficiency of the Program, and as well, to question the possible conditions for the social effectiveness of PROEJA, considering a social-economic profile and the reasons for the students to evade the Program on 2008, in the state of Paraná. By this matters, the referential of analyses adopted was the historical process constructed by the professional education and it relation with the youth and adult education. It is presupposed that the historical basis of the education is organic to the model of economical development of the country. The specifics objectives intent to: identify if the purpose of inclusion of young people and adults in high school integrated in professional education is being effective; define the social-economical profile of the clientele attended by the PROEJA; investigate the principal causes of the student's evasion. The methodology was consisted of documental analyses, interviews with the coordinators of courses, questionary articulated with the evaded students and systematic observations of the workshops, of the meetings, of the seminaries and the visits in the schools which offer PROEJA. The guiding hypothesis of the research is enounced by the efficiency and the possibilities of the social effectiveness of the PROEJA and the articulation of these subjects with the conditions of time, access and learning, which consists the particularity of Youth and adult education. It was identified the fallowed situations that compromise the political efficiency and the conditions for the social effectiveness of the PROEJA: the restricted budget, the lack of infrastructure in the schools, the lack of effective teacher's staff and the small effectiveness of the continued education. This study has projected the inexistence of the possibility to affirm the success or the failure of the PROEJA, understanding that education in the State of Paraná, in this modality, is in process and consists in a challenge for the implementation of this public police.pt_BR
dc.format.extent114 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolar na educação de adultospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUm estudo do E no processo de implantação no estado do Paraná do PROEJA : problematizando as causas da evasãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples