Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRenzi, Adrianopt_BR
dc.contributor.otherPorcile, Gabriel, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T18:35:26Z
dc.date.available2022-09-22T18:35:26Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/18607
dc.descriptionInclui apendicespt_BR
dc.descriptionOrientador : José Gabriel Porcile Meirellespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, 01/12/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Políticas de desenvolvimentopt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho pretende-se desenvolver e analisar como a política fiscal, via gastos em educação, pode afetar a acumulação de capital humano e o nível de produtividade de um país e, conseqüentemente, alterar o nível de emprego e catalisar o crescimento econômico. A contribuição teórica proposta aqui advém do fato de que a questão central é incluir uma nova dimensão. Essa dimensão é a possibilidade de que o gasto público possa contribuir para os aumentos da produtividade. Isto é, o gasto do governo tem um efeito que vai além da demanda efetiva, ou seja, ele pode afetar também a produtividade do trabalho, agora não mais constante. O mecanismo por meio do qual será desenvolvido o modelo consiste em admitir que certa parcela do gasto público seja investida em educação. Dessa forma, se estabelece um vínculo entre política fiscal, educação e produtividade. A partir daí, serão obtidos novos resultados em temos dos níveis de emprego, salário e produto originados do modelo, e suas implicações de política poderão ser analisadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work intended to develop and analyze how fiscal policy, through spending on education can affect the accumulation of human capital and the level of productivity of a country and, consequently, change the level of employment and catalyze economic growth. The theoretical contribution proposed here is the fact that the central issue is to include a new dimension. This dimension is the possibility that public spending can contribute to the increases in productivity. That is, the government has spent an effect that goes beyond the effective demand, i.e., it can also affect the productivity of work, now no longer constant. The mechanism by which the model will be developed is to admit that some portion of public expenditure is invested in education. Thus, it establishes a link between tax policy, education and productivity. Since then, new results are obtained in terms of levels of employment, wages and product originated from the model and its implications for policy could be analyzed.pt_BR
dc.format.extent84f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMacroeconomiapt_BR
dc.subjectRenda - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectPolítica tributáriapt_BR
dc.subjectInvestimentos na educaçãopt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economicopt_BR
dc.titleGasto público em educação e produtividade do trabalho num modelo Kaleckianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples