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dc.contributor.authorAlmeida, Melissa Rodrigues dept_BR
dc.contributor.otherAbreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherRossler, João Henriquept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T14:30:36Z
dc.date.available2020-08-12T14:30:36Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/18093
dc.descriptionOrientadora: Claudia Barcelos de Moura Abreupt_BR
dc.descriptionCo-orientador: João Henrique Rosslerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/08/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação e trabalhopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições do psicólogo soviético Lev Semenovich Vigotski (1896-1934) na compreensão dos processos de formação da consciência de classe e da consciência individual. Vigotski teve importante papel no desenvolvimento de uma psicologia apoiada no referencial teórico marxista, postulando a historicidade da consciência humana. A investigação consistiu de uma pesquisa teórica que teve por base as obras do referido autor, bem como de outros autores do campo do marxismo. Foram abordados três processos que se articulam: 1) a formação da consciência social a partir das relações sociais de produção; 2) a constituição social e o desenvolvimento da consciência individual; 3) o processo da consciência de classe da classe trabalhadora na relação com seu ser social. Verificou-se que Vigotski traz importantes subsídios para a compreensão do processo analisado, especialmente no que diz respeito às mediações necessárias para a constituição da consciência individual, que são geradas na dinâmica das relações sociais de produção da vida e fixadas na consciência social. Dentre essas mediações destaca-se o sistema de conceitos, por meio do qual os modos de pensar, sentir e agir de uma sociedade são apropriados pelo indivíduo. Na sociedade de classes, a consciência social converte-se em ideologia e o sistema de conceitos passa a ser permeado pelas idéias universalizadas da classe dominante. No entanto, assim como a realidade movimenta-se por um jogo de contradições, a classe trabalhadora constitui-se também pela contradição de ser uma classe do capital, necessariamente integrada ao capital e uma classe para além do capital, por suportar os ônus dessa relação. Essa contradição faz possível o movimento da consciência da classe trabalhadora, de alienada à revolucionária. Contudo, sendo a consciência de classe expressão do ser social da classe, viu-se que tal movimento não é permanente, podendo ocorrer retrocessos e avanços, de acordo com o movimento do capitalismo e a luta dos trabalhadores. Procurou-se demonstrar, nesse sentido, a importância do choque de sistemas, o papel da apropriação pela classe trabalhadora da experiência prática e da teoria revolucionária acumulada pelo proletariado na busca pela superação do capital e da alienação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research had the aim to analyze the contributions of the soviet psychologist Lev Semenovich Vigotski (1896-1934) to the comprehension of the processes of formation of the class consciousness and individual consciousness. Vigotski played an important role in the development of psychology supported by the Marxist theory, claiming the historicity of the human consciousness. The investigation consisted of a theoric research which was based on the works of the mentioned author, as well as of other authors in the field of Marxism. Three related processes were approached: 1) the formation of the social consciousness from the social relations of production; 2) the social constitution and the development of the individual consciousness; 3) the process of class consciousness of the working class in the relation with its social being. It was verified that Vigotski brings important contributions on the comprehension of the analyzed process, specially when it comes to the necessary mediations for the constitution of the individual consciousness, that are produced in the dynamic of the social relations of production and established in the social consciousness. Amongst these mediations, it is prominent the system of concepts, through which the ways of thinking, feeling and acting of a society are appropriated by the individual. In the class society, the social consciousness is converted to ideology and the system of concepts is permeated through by universalized ideas of the ruling class. Although, as reality moves through a set of contradictions, the working class is also consisted by the contradiction of being a class in capital, necessarily integrated to it, and a class beyond capital, for carrying the burden of this relation. This contradiction makes possible the movement of consciousness of the working class, from alienated to revolutionary. However, being the class consciousness an expression of its social being, it was seen that this movement is not stable, being possible to occur retrocessions and advances, according to the movements of the capitalism and the worker's struggle. It attempted to demonstrate, the importance of the clash of systems, the role played by the appropriation by the working class of the practical experience and the revolutionary theory accumulated by the proletariat looking forwards to overcome of the capital and alienation.pt_BR
dc.format.extent131 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectConsciencia de classept_BR
dc.subjectTrabalhadores - Condições sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA relação entre a consciência individual e a consciência de classe : uma análise das contribuições de Vigotski sobre a consciencia da classe trabalhadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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