A construção do gênero e da sexualidade na literatura infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2008Autor
Ramos, Josiane Becker de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a literatura infantil selecionada pelo MEC para a escola pública no ano de 2005, entendendo que as/os docentes têm utilizado inúmeros instrumentos para construir valores normativos sobre a sexualidade e os gêneros, sendo uma das ferramentas utilizadas a literatura infantil. O estudo também demonstra que autores/as têm produzido em suas histórias o enraizamento de uma cultura adulta, permeada de preconceitos. Sabemos que na escola disciplinamos, através das normas e regras impostas. Porém, o que proponho-me a fazer não se trata de mais um reflexão da disciplinarização na educação, mas uma análise da literatura infantil como instrumento veiculador de uma cultura - a dos adultos - que objetiva o sujeito infantil. Uma análise voltada para a construção da sexualidade e do gênero nas obras de literatura infantil, que refletem e normalizam comportamentos da sociedade. Abstract: The preoccupation in forming our children according to predetermined values is present at Brazilian schools of our times. Teachers have been using countless instruments to build normative values about sexuality and genders, what is one of the tools used by children's literature. The authors are creating a fixation of the adult culture through his histories, permeated of prejudices. We know that we discipline at school through principles and imposed rules. However, what I intend to do is not to make one more reflection of the discipline in the education, but an analysis of the children's literature as an transmitter instrument of a specific culture - the one of the adults - that objectifies the infantile subject. An analysis addressed to construction of the sexuality and of the gender in the papers of children's literature, which reflects and normalizes society behaviors.
Collections
- Teses & Dissertações [9314]