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dc.contributor.authorRodrigues, Lineti Firmopt_BR
dc.contributor.otherBertucci, Liane Maria, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T16:50:53Z
dc.date.available2020-09-16T16:50:53Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/17191
dc.descriptionOrientadora: Liane Maria Bertuccipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objeto o Programa Educativo Escola do Futuro Trabalhador, um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que foi aplicado a partir de 1997 no Paraná e em 2001 foi lançado em nível nacional. No Paraná, o Programa Educativo foi implantado inicialmente em 13 municípios, constituindo-se de um conjunto de ações educativas a respeito do mundo do trabalho, com o objetivo de levar às crianças do Ensino Fundamental, noções sobre questões relacionadas a direitos trabalhistas, segurança e saúde do trabalhador. Este estudo sobre o Programa focalizou São José dos Pinhais, importante cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Iniciado em 2003, o Programa foi aplicado no município de São José dos Pinhais em 7 escolas municipais rurais, com alunos de 3ª e 4ª séries; em 2004 e 2005, foi aplicado também em escolas municipais da zona urbana, nos bairros da periferia; em 2006 em 4 escolas estaduais de 5ª à 8ª séries, também na periferia. O Programa foi desativado no município, em 2007. Através da pesquisa analisei quais idéias o Programa Educativo pretendia enfatizar e como professores e alunos se apropriaram do Programa em um local específico: São José dos Pinhais. O estudo do programa educacional, que pretendia informar crianças e jovens sobre o mundo do trabalho e desenvolver uma cultura de saúde e segurança nos ambientes de trabalho, foi realizado considerando a histórica da questão do trabalho, especialmente na infância, suas implicações com questões da saúde e de educação, bem como a análise do tema na legislação brasileira. Para o estudo foram utilizados prioritariamente os Cadernos do Programa, testes de alunos, um relatório elaborado por professores, além de um questionário que foi respondido por professores e estudantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The subject of this research is the Educational Program of the Future Worker School, a program of the Ministry of Labor and Job. This program was introduced in 1997 in the state of Paraná, and all over the country in 2001. Initially, the Educational Program was introduced in thirteen cities in the state of Paraná, as a collection of educational actions concerning the world of work with the specific aim to give the students from Elementary and Secondary schools ideas related to labor rights, security and workers' health. This study about the Program was focused in São José dos Pinhais, an important city next to Curitiba, the capital of Paraná. The Program was introduced in São José dos Pinhais in 2003 and it was applied in seven municipal schools in the countryside with students from the 3rd to 4th grades. In 2004 and 2005 it was also applied in municipal schools in the urban zone and on the outskirts. In 2006 the Program was also applied in four state schools on the outskirts from the 5th to 8th grades. The Program was cancelled in São José dos Pinhais in 2007. In the research I analysed the ideas that the Educational Program intended to emphasize, and the way teachers and students in São José dos Pinhais adapted themselves to the program. The study of the Educational Program intended to inform children and young people about the world of work, and to develop a culture of health and security in the work environment. The study was realized considering the work history, specially in the childhood, its implications concerning health and education issues, as well, the analysis of this theme in Brazilian legislation. To this study was prioritized the use of the Activities Books of the Program, students' tests, a report written by teachers, and a questionnaire answered by teachers and students.pt_BR
dc.format.extent169 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Educaçãopt_BR
dc.subjectAcidentes do trabalho - Prevençãopt_BR
dc.subjectTrabalho - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInformando crianças para formar trabalhadores conscientes : Sao José dos Pinhais, 2003-2006pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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