• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016031P6 Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal)
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016031P6 Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal)
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR

    Thumbnail
    View/Open
    Tese_Almir.pdf (734.1Kb)
    Date
    2013-01-15
    Author
    Gnoatto, Almir Antonio
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Engenheiros agronomos - Formação - Pato Branco(PR)
    Agronomia - Estudo e ensino - Pato Branco(PR)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Este trabalho pretende discutir, por meio da leitura dos relatórios de estágio curricular, que tipo de profissional de agronomia está sendo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco: profissionais críticos ou profissionais ingênuos? Assim sendo, atuarão numa dada realidade, podendo modificar ou manter as condições reinantes sejam econômicas, sociais e ambientais na agricultura. Ele foi dividido em cinco partes. Na primeira parte, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre consciência e discurso. Na segunda parte utilizando da análise documental, foi feita uma seleção aleatória de 10% dos relatórios de estágio de conclusão de curso, em diferentes locais de estágios, classificados nas seguintes categorias: a) Empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários; b) Cooperativas de produção, comercialização e crédito; c) Instituições públicas; d) Propriedades rurais; e) Organizações não governamentais. Na terceira parte foram apresentados os resultados da pesquisa sobre currículo, docentes e discentes do curso de Agronomia, estágio curricular no período de 1996 a 2005 e um breve histórico da região sudoeste do Paraná. Na quarta parte foram feitas as discussões dos resultados sob o enfoque das características da consciência crítica e da consciência ingênua dos indivíduos preconizada pelo educador Paulo Freire e sobre a ótica dos discursos descritos em Lacan, que ajudou a identificar e posicionar o saber. Os discursos utilizados foram os seguintes: discurso do mestre, discurso da universidade, discurso H e discurso do capitalista. Conclui-se que apenas pelo indicador dos relatórios de estágio, o curso de Agronomia da UTFPR forma na sua maioria profissionais ingênuos, com discurso capitalista, da universidade e do mestre, servindo de sustentação ao sistema dominante, nem se apercebendo ou até com a intenção de formar profissional com esse perfil
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/16956
    Collections
    • Teses [199]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV