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dc.contributor.advisorMoro, Maria Lucia Faria, 1944-pt_BR
dc.contributor.authorHofmann, Ruth Margareth, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T18:53:22Z
dc.date.available2022-09-06T18:53:22Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/16803
dc.descriptionOrientadora: Maria Lucia Faria Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/08/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: A preocupação com a qualidade e eficiência do ensino da matemática tem produzido investigações de orientação psicológica acerca do desenvolvimento de conceitos e de competências matemáticas não restritas ao ambiente escolar. A valorização do conhecimento construído fora da escola tem encontrado respaldo, no âmbito da psicologia da educação matemática, em abordagens psicogenéticas freqüentemente evocadas para a fundamentação de práticas didáticas. O interesse acadêmico pela psicogênese de conceitos sociais e econômicos é parte dessa trajetória de pesquisa cujos resultados têm mostrado a complexidade epistemológica da construção pelas crianças de noções aparentemente elementares. O presente trabalho tem por objetivo analisar a psicogênese da noção de valor econômico - um conceito de natureza simultaneamente social, matemática e econômica - a partir de um arcabouço teórico-metodológico piagetiano. Para tanto, a noção de valor é caracterizada segundo aspectos pragmáticos e epistemológicos de destaque na história do pensamento econômico. Utiliza-se o método clínico-crítico piagetiano para interrogar uma amostra de 24 crianças de 6 a 9 anos, de primeira à terceira série de uma escola municipal da região metropolitana de Curitiba. Os dados são registrados mediante gravação áudio e transcritos em protocolos individuais completos. Tendo como referência os critérios que definiram os diferentes estágios de construção da noção, em cada uma das suas dimensões, os dados são analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados indicaram certa progressão dos participantes pelos estágios de elaboração da noção de valor econômico conforme série e idade. Verificou-se também elevada correlação entre as seguintes dimensões: noções aritméticas, noção de dinheiro e a de valor econômico. Os resultados são discutidos segundo as convergências e divergências com a literatura, como também segundo o significado psicogenético dos estágios identificados. Implicações para a educação matemática são apresentadas a título de considerações finais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The concern with the quality and efficiency of mathematics teaching has produced psychological investigations about the development of mathematical concepts and competences not restricted to the school environment. In the field of the psychology of mathematical education, the importance attributed to knowledge elaborated outside school is often supported by psychogenetic approaches also evoked as basis for teaching practice. The academic concern with the psychogenesis of social and economical concepts is part of this research tendency whose results have shown the complexity of the epistemological construction by children of apparently very simple notions. This study aims to examine the psychogenesis of the concept of economic value, whose nature is social, economic and mathematics as well. Based on a theoretical and methodological Piagetian framework, the study takes the notion of economical value according to their pragmatic and epistemological aspects whose prominence is present in the history of economic thought. Piaget's clinical-critical method is adopted to interviewing a sample of 24 first to third grades students (six to nine years-old) attending a State Elementary School located in a the metropolitan area of Curitiba. Data are audio-taped and transcribed in complete individual protocols. According to the criteria that have defined the different stages of construction of the focused notion, the obtained data are qualitatively and quantitatively analyzed. Results show a progression of the participants along the stages of the construction of the notion of economic value according to age and school grade. It has also been obtained a high correlation among the following dimensions: arithmetic concepts, notion of money and of economic value. Results are discussed on their convergences and divergences as compared to those coming from the literature, and also according to the psychogenetic meaning of the identified stages. Implications for mathematical education are presented.pt_BR
dc.format.extentix, 245 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectValor (Economia)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePsicogênese da noção de valor econômico na educação matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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