Educação em saúde : uma realidade nas unidades de saúde da família?
Data
2008Autor
Oliveira, Joseane Maria Andrade Mouzinho de, 1970-
Metadata
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Resumo : Esse estudo buscou compreender as atividades educativas, realizadas em Unidades de Saúde da Família, do Distrito Sanitário Bairro Novo, na Cidade de Curitiba, e pretendeu investigar os resultados das atividades na estimulação da autonomia dos sujeitos e na promoção da saúde individual e coletiva. Os objetivos visaram verificar a maneira pela qual acontecem as atividades educativas, relacionar essas atividades com as expectativas dos usuários e suas conseqüências e identificar a sua importância para os trabalhadores da saúde, envolvidos nos processos educativos. A metodologia constou das etapas de levantamento bibliográfico, referencial teórico, observação direta das atividades realizadas no momento da pesquisa, aplicação de questionário junto às Autoridades Sanitárias Locais de todas as Unidades de Saúde e de entrevistas com os sujeitos participantes, trabalhadores da saúde e usuários, em três Unidades de Saúde do referido Distrito. Neste estudo, evidenciaram-se as exigências dos gestores e as dificuldades dos trabalhadores de saúde que, embora sem treinamento adequado, propõem e realizam as atividades educativas que são valorizadas pela população. Também, constatou-se o desconhecimento, em parte, das chefias locais sobre a realidade enfrentada pelos trabalhadores e pelos usuários, nessas atividades. Na prática, as atividades são realizadas em espaços comunitários, na forma de palestras, mediante uma pedagogia tradicional, nas quais se verificou o interesse e a participação dos usuários dos Serviços de Saúde da Rede Municipal, que agregam os conhecimentos adquiridos aos seus conhecimentos originais e à sua cultura popular. O emprego de uma pedagogia moderna e mais adequada possibilitaria resultados mais expressivos que a pedagogia tradicional não consegue atingir, em sua totalidade. Embora esta pedagogia não inviabilize alguns resultados até certo ponto positivos, torna-se necessário repensar as atividades para promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população estudada. Abstract : The following study seeks to better comprehend the educational activities conducted at the Unidades de Saúde da Família (Family Health Units) in the Bairro Novo Sanitary District, located in the city of Curitiba, and evaluate whether those activities de facto stimulate the autonomy of subjects and promote health. Its specific objectives are: (1) to observe how those educational activities are conducted; (2) to relate those activities with the expectations of users and their consequences; and (3) to measure the relevance of such educational activities to those workers in the field of health who are involved in educational processes and their workings. In order to meet these objectives, interviews were conducted with the subjects involved in educational activities (users and workers) in the three Health Units within the aforementioned District; the educational activities available during the length of this research came under direct observation; furthermore, a survey of the Local Sanitary Authorities of all the Health Units within the above District was also applied. This inquiry was conducted between July and October of 2007. It was able to highlight the difficulties faced by health workers who must perform the educational activities required by administrators despite their evident lack of proper training. The people reached by the proposed educational activities regard them in very high esteem and will even often solicit them. Local heads, however, are not at all aware of the real hardships faced by both workers and users, or even of the educational activities themselves. In practice, these activities are performed in community spaces, in the form of traditional education- style lectures. The users of the Municipal network of health services are known to show their interest and the participate actively in those lectures, benefiting as much as possible from the information transmitted thereby. Far from simply disregarding their prior knowledge and their popular culture, however, their add those to the knowledge acquired in the lectures. Despite administrators? contempt of educational aspects, the subjects are able to make good use off the existing educational activies, thus promoting the health of the population targeted by this study.
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- Teses & Dissertações [9105]