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dc.contributor.authorAlves, Hamilton Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T13:44:49Z
dc.date.available2020-08-12T13:44:49Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/16084
dc.descriptionOrientadora: Araci Asinelli da Luzpt_BR
dc.descriptionInclui apendicespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa investiga a possibilidade de aprendizagem com resolução de problemas aritméticos partindo de práticas adaptadas às peças do jogo de dominó com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa foi desenvolvida, com oito adolescentes institucionalizados de idades entre treze e dezessete anos, de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental, abrigados numa ONG, localizada na Cidade de Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba. Dentre os objetivos da pesquisa foi previsto: conhecer a história de vida dos sujeitos, no contexto escolar, para posterior encaminhamento das atividades; contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes a partir da resolução de problemas aritméticos; verificar a familiaridade com o domínio das operações básicas da matemática; verificar o uso de estratégias para resolver problemas matemáticos; analisar a habilidade de interpretação de problemas matemáticos e analisar o potencial de adolescentes para resolver problemas utilizando as peças do jogo de dominó. Parte-se do pressuposto de que as intervenções feitas pelo pesquisador, por meio de questionamentos, interferem nos processos cognitivos, uma vez que essa prática leva o sujeito à reflexão e a revisão das ações durante o processo de resolução de problemas matemáticos. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira etapa contou com uma entrevista semi-estruturada individual, utilizando o Método Clínico de Piaget, de duração aproximada de vinte minutos. A entrevista foi gravada e transcrita em forma de narrativa, onde os sujeitos relataram suas histórias na vida escolar. Isto foi de fundamental importância para que o pesquisador pudesse direcionar as atividades propondo problemas "compatíveis" ao cotidiano dos sujeitos. A segunda etapa da pesquisa contou com uma fase piloto, uma verificação da aprendizagem a partir de um pré-teste escrito e individual, uma sessão de intervenções por grupo mediada pelo pesquisador resolvendo problemas matemáticos adaptados às peças do jogo de dominó e uma verificação da aprendizagem a partir de um pós-teste. As sessões de intervenções envolveram a resolução de oito problemas aritméticos por grupo. A coleta dos dados durante as intervenções foi feita com base no Método Clínico de Piaget. Cada sessão, em dupla, teve duração aproximada de 20 a 30 minutos. A análise dos dados, em ambas as etapas, foi feita adotando a técnica da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Obtiveram-se os seguintes resultados: presença/ausência do raciocínio hipotético-dedutivo, presença/ausência do raciocínio concreto, presença/ausência no domínio das operações reversíveis, presença/ausência no domínio do pensamento verbal e formal, presença do pensamento egocêntrico, ausência do uso de caminhos algébricos, familiaridade com manipulação do material concreto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research investigates the possibility of learning with arithmetic problems solving working from practices adapted to domino game bones with teenagers in situation of social vulnerability. The research was developed with eight institutionalized teenagers, aged between thirteen and seventeen years, attending 5th to 8th classes of Elementary School, sheltered by a NGO located in Mandirituba, a city in Curitiba Metropolitan Area. Among the research objectives it was foreseen to know the subjects' life background, in school context, for later direction of activities; contributing to the teenagers cognitive development on the basis of arithmetic problems solving; ascertaining the familiarity with the basics of mathematical operations; verifying the use of strategies to solve mathematical problems; analyzing the skill in mathematical problems interpretation and analyzing teenagers potential to solve problems using dominoes game bones. Starting from the presupposition that interventions carried out by the researcher, using questionnaires, interfere in cognitive processes, because this practice leads the subject to reflect upon and review actions during the mathematical problems solving process. The research method was developed in two stages: the first stage consisted in an individual semistructured interview, using Piaget's Clinical Method, lasting twenty minutes approximately. The interview was recorded and transcribed in narrative format, where the subjects reported their school life stories. This was basically important in order that the researcher could direct the activities, proposing problems "compatible" with the subjects' daily life. The research second stage had a pilot phase, a learning verification using an individual writing pre-test, an intervention session by group, mediated by the researcher, solvind mathematical problems adapted to the dominoes game bones, and a learning checking based on a post-test. Intervention sessions comprised mathematical problems solving by group. Data collection during the interventions was carried out based on Piaget's Clinical Method. Each session, with two persons, lasted approximately 20 to 30 minutes. In both stages, data analysis was performed using Laurence Bardin's Content Analysis (1977). The following results were gotten: presence/absence of hypothetic-deductive reasoning, presence/absence of concrete reasoning, presence/absence of reversible operations domain, presence/absence of verbal and formal thinking, presence of egocentrical thinking, absence of algebraic ways usage, familiarity with concrete material handling.pt_BR
dc.format.extent137 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAritmetica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAdolescentes - Assistência socialpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.titleA resolução de problemas aritméticos partindo de práticas adaptadas de peças do jogo de dominópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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