Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorMeurer, Sidmar dos Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-26T15:06:35Z
dc.date.available2020-11-26T15:06:35Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14587
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcus Aurelio Taborda de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho analisa o processo de organização do ensino primário no Estado do Paraná a partir do início do século XX, na perspectiva de localizar a construção de um lugar sócio-cultural para a escola naquela sociedade paranaense. A partir de uma perspectiva da história do currículo a investigação centra esforços na análise dos recreios escolares, principalmente no processo pelo qual se firmaram no currículo da escola primária paranaense. O recorte temporal (1901 – 1924) corresponde ao intervalo de tempo em que ocorre o processo de institucionalização do recreio. As fontes sobre as quais se investe prioritariamente para o desenvolvimento do trabalho são: a legislação escolar, relatórios produzidos por autoridades do ensino, e um grande número de documentos diversos produzidos por diferentes agentes da escolarização como professores e inspetores escolares. O tema dos recreios emerge no interior de uma discussão sobre a modernização do ensino, em estreita relação com os princípios pedagógicos de interesse, intuição, atividade e disciplina da criança, na defesa pela organização de uma escola útil, ativa e produtiva. A identificação desses pressupostos permite compreender o conjunto de ‘finalidades sociais’ que se quis imputar a escola no interior dos encaminhamentos que se pretendeu dar a reforma do ensino paranaense. Em um segundo momento, dirige-se um olhar mais internamente à escola, privilegiando o tratamento escolar dispensado a oferta do recreio, cotejando as tópicas da conformação dos espaços, da organização dos tempos e do esquadrinhamento das atividades ou dos modos de proceder. Constata-se, a partir disso, como o recreio este inscrito em um sentido de formação escolar com acento na interiorização de uma moralidade, principalmente em relação aos hábitos de trabalho. Além disso, percebe-se como se procurou inscrever a escola num projeto de organização da sociedade paranaense profundamente marcado pelo autoritarismo, com alento no fortalecimento do Estado demiurgo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper examines the process of organization of primary education in the state of Parana in the beginning of the twentieth century, the prospect of locating the building of a socio-cultural place for the school on that in the Paraná society. From a perspective of the curriculum’s history, the research efforts are focused on the analysis of recreational time at school, mainly in the process by which it signed in primary school curriculum’s in the Paraná state. The cut time (1901 - 1924) corresponds to the length of time that occurs in the process of institutionalization of recreational time ate school. The sources of research on which it invests primarily in the development of the work are: the school laws, reports produced by the education authorities, and a large number of documents produced by several different agents of education as teachers and school inspectors. The theme of recreational time emerge at the center of the discussion on the modernization of education, in a close connection with the pedagogical principles of interest, intuition, activity and discipline of the child, that defends the organization of a useful, active and productive school. The identification of these assumptions allows understand the set of 'social purpose' that was wanted to impute the school in the center escalations which sought to give the reform of education in the Paraná state. In a second moment, focus up the look more internally to school, preferring the treatment school waived the provision of recreational time, analyzing such themes like the conformation of the space, the organization of time and delimitation of the activities and ways to proceed. There is, since, as the recreational time is subscribed to a sense of making with emphasis on the internalization of morality, especially regarding the work habits. Furthermore, perceives itself as sought entered the school in a project of organizing society deeply marked by authoritarianism, with inspiration in strengthening the demiurge state.pt_BR
dc.format.extent146 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçao - História - Paraná - 1901-1924pt_BR
dc.subjectCurrículo - Estudo e ensino (Primeiro grau) - Paranápt_BR
dc.subjectRecreio escolarpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePara descanso do 'espírito' e provento do 'vigor physico' : o processo de institucionalização do recreio no curriculo da escola primária paranaense (1901-1924)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples