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dc.contributor.authorPerovano, Dalton Geanpt_BR
dc.contributor.otherHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T19:58:17Z
dc.date.available2020-12-09T19:58:17Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14444
dc.descriptionOrientadora: Sônia Maria Chaves Haracemivpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : A dissertação intitulada "Concepções dos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência sobre a sua formação", caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, que tem por fim estudar concepções de formação do policial-militar que atua no PROERD do Paraná. O trabalho verifica que os instrutores do PROERD, a partir de sua formação inicial, possuem necessidades e expectativas que poderão contribuir para o aumento de seu nível profissional. Foi realizada a comparação de teorias e práticas da educação para a constituição desse profissional, pois a formação desse educador exige um saber profissional específico, assim como procurou-se demonstrar quais estratégias de ensino serão necessárias e poderão contribuir para a melhora na compreensão e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem do educador do Proerd e de seus educandos. Para a coleta de dados foi utilizado questionário semi-estruturado, bem como, realizou-se a técnica de observação participante e análise de conteúdo. Para o desenvolvimento do trabalho discutiu-se a formação do policial militar instrutor do Proerd, no sentido de sua caracterização como educador social. No trabalho foram enfocados aspectos acerca da educação preventiva, políticas públicas sobre drogas, formação de educadores sociais e, assuntos que encontram comum ligação com os temas principais, como adolescência, família, formação de professores, e outros. O trabalho concluiu que o educador do PROERD percebe que a sua formação inicial não é suficiente para o atendimento às necessidades cotidianas da prática docente, pelas lacunas que observa no seu conhecimento profissional, necessitando sobretudo de conhecimentos psicopedagógicos, do conteúdo didático e da leitura teórica do contexto social.pt_BR
dc.format.extent206 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPoliciais - Formaçãopt_BR
dc.subjectDrogas - Prevenção - Brasilpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConcepção dos instrutores do programa educacional de resistência às drogas e à violência sobre a sua formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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