Estratégia de pesquisa sobre gestão da qualidade e da inovação tecnológica
Abstract
A gestão da qualidade e da inovação tecnológica nas organizações tem sido apontada como um dos condicionantes mais importantes para o sucesso organizacional, pois determina parâmetros operacionais, desde o planejamento até o controle, que possibilitem maior lucratividade, crescimento, sobrevida e status para as empresas. As estratégias organizacionais de gestão da qualidade e da gestão da inovação tecnológica perfazem o modo operacional racional e sistematizado, com método, pelo qual uma empresa realizará suas atividades dentro de parâmetros que lhe possibilitem o alcance do sucesso. Em especial, este trabalho aponta para as estratégias de gestão da qualidade presentes no Pólo Madeireiro de Telêmaco Borba, Paraná, no sentido de analisar qualitativamente quais sejam a opções que as serrarias presentes no mesmo pólo tomaram. Vislumbra-se que tais estratégias sejam: quanto à gestão da qualidade – satisfação do cliente suportada por instrumentos e ferramentas aplicadas ao processo produtivo (em especial os de controle do processo e da conformidade do produto combinada); e quanto à gestão da inovação – incorporação contextualizada de inovações presentes em seu ambiente externo materializadas em maquinário e métodos de produção. Esta assimilação em geral não segue padrões específicos quanto à fase em que a tecnologia se encontra (seja em sua iniciação, maturidade ou declínio). A pesquisa assumiu a abordagem qualitativa, comunicativa no sentido habermasiano, pautada pela triangulação entre entrevista, observação não-participativa (com possibilidade de interação) e revisão da bibliografia na verificação de determinação de dados relevantes. Neste sentido, oferece tal abordagem como oportunidade de se abalizar conhecimentos acerca da área de modo que sejam efetivamente sistematizados
Collections
- Teses [347]