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dc.contributor.authorCarvalho, Sônia Mariapt_BR
dc.contributor.otherCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-20T14:44:27Z
dc.date.available2020-08-20T14:44:27Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14033
dc.descriptionAnexospt_BR
dc.descriptionOrientadora: Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/12/2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e notaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Essa dissertação tem como objeto de investigação o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Dentre os objetivos desta pesquisa estão especialmente as relações estabelecidas entre os professores das escolas e o PPP. Procurou-se investigar cada etapa da elaboração do documento, para que encontrasse os sentidos que os diversos atores dão ao processo de elaboração. O universo da pesquisa foi delimitado a partir da proximidade com a capital do estado. Buscou-se também uma diversidade de municípios, que tentasse reproduzir as características culturais e econômicas do estado do Paraná, e, que pudessem ser representativos da diversidade educacional desta região do Estado do Paraná, ou seja, escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul - NREAM-Sul, pertencentes à Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, dessa forma, buscou-se entender a diversidade dentro dos limites de diretrizes únicas, isto é, o mesmo estado e o mesmo núcleo regional. A pesquisa foi realizada por meio de questionários dirigidos aos professores, diretores e equipe pedagógica das escolas. Também foram feitas entrevistas com os funcionários do NRE-AM-Sul e da SEED. Essa pesquisa tomou o PPP como um dispositivo disciplinar e do biopoder, ou ainda como uma ferramenta para a disciplinarização das práticas e dos saberes que circulam no universo escolar, baseada nas análises e teorizações do filósofo Michel Foucault sobre as instituições. Essa dissertação demonstra como o PPP apareceu na LDB 9394/96, e como se deu a aprovação dessa lei a partir da Constituição de 1988. Também os tramites da implantação do PPP no Paraná e nos colégios pesquisados. Para tanto trabalhou-se com os conceitos de disciplina e o biopoder de Foucault. A arquitetura, o exame, o currículo, e conseqüentemente o PPP foram tomados como dispositivos disciplinares e biopolíticos.pt_BR
dc.format.extent161 f. : il., gráfs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação - Paranápt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógico - Paranápt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDisciplina e controle : o Projeto Político-Pedagógico em cinco tempos e espaçospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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