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dc.contributor.advisorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T16:34:31Z
dc.date.available2022-08-04T16:34:31Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13662
dc.descriptionInclui apêndicespt_BR
dc.descriptionOrientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garciapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho objetivou investigar a presença da teoria sociológica de Pierre Bourdieu na produção discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil de 1965 a 2004, inserindo-se no conjunto de pesquisas que se propõem a estabelecer o estado da arte ou o estado do conhecimento em Educação, especificamente quanto às contribuições desse autor para as análises no campo educacional. Para sua efetivação, desenvolveram-se três etapas. Na primeira, realizou-se o recenseamento e o estudo de textos do sociólogo francês, nos quais a Educação é o tema em questão, com ênfase na elaboração progressiva de seus conceitos e pressupostos teórico-metodológicos ao longo de sua trajetória intelectual, deixados como herança em uma obra aberta que explicita um pensamento em movimento não-linear e reflexivo. Na segunda etapa da pesquisa, a fim de obter dados sobre esta apropriação nos PPGEs no Brasil, localizaram-se, em duas bases de dados (ANPED e CAPES), os resumos das teses e dissertações com referência a Bourdieu e/ou a seus conceitos, analisando-os quantitativa e qualitativamente a partir de vários elementos que permitiram estabelecer um quadro geral descritivo das investigações realizadas e categorizar os Programas de PósGraduação em Educação, identificando centros produtores de trabalhos que se utilizam desse quadro teórico de análise para a construção das produções discentes. Nesses programas, a partir do contato com professores-orientadores, procedeu-se à coleta de dados para a terceira etapa da investigação, a saber, a seleção de trabalhos (teses e dissertações) que foram lidos na íntegra, utilizando como metodologia para tal exame a análise de conteúdo. A partir de dois pólos de inferência, o emissor da mensagem, e a mensagem propriamente dita, localizados em seu campo produção, o campo científico educacional, procurou-se desvelar a formação das disposições ou habitus científico do emissor da mensagem, bem como seu investimento na apropriação e produção de conhecimento a partir da teoria sociológica de Bourdieu, como capital científico. Finalmente, a partir da premissa de não estabelecer um formato único de apropriação como desejável, verificaram-se as potencialidades da aplicação do quadro teórico de análise de Pierre Bourdieu em objetos de pesquisa privilegiados, tais como práticas docentes, práticas escolares ou trajetórias escolares, e sua contribuição para explicar o que acontece no campo educacional. Revelou-se no campo científico educacional, a partir dos centros produtores, uma rede de relações responsável pela realização de determinado processo de ensino-aprendizagem da leitura e apropriação de Bourdieu, gerando impacto no campo da produção científica. Outro fator relevante na apropriação de Pierre Bourdieu está no movimento de renovado interesse nesse sociólogo francês, com recentes publicações de e sobre o autor, bem como a evidência de um número significativo de teses e dissertações defendidas nos últimos anos com esse referencial teórico, dados complementares que apontam a dinamicidade do tema desta pesquisa e recomendam sua continuidade.pt_BR
dc.description.abstractRésumé : Ce travail a eu pour objet l’investigation de la présence de la théorie sociologique de Pierre Bourdieu dans la production des apprenants des Programmes de PostGraduation en Éducation au Brésil de 1965 à 2004; il s’insère dans l’ensemble des recherches qui se proposent d’établir l’état de l’art ou l’état des connaissances en Éducation, spécifiquement en ce qui concerne les contributions de cet auteur aux analyses dans le domaine de l’éducation. Pour le réaliser, on a développé trois étapes. Dans la première, on a fait le relevé et l’étude des textes du sociologue français, dont le sujet est l’Éducation, en soulignant l’élaboration progressive de ses concepts et de ses présuppositions théoriques et méthodologiques au long de sa trajectoire intellectuelle, qu’il a laissés en héritage dans une oeuvre ouverte qui explicite une pensée en mouvement non-linéaire et réflexive. Dans la deuxième étape de la recherche, afin d’obtenir des données sur cette appropriation dans les PPGEs au Brésil, on a reperé, sur deux bases de données (ANPED et CAPES), les résumés des thèses et des mémoires se référant à Bourdieu et/ou à ses concepts, qu’on a analysés quantitativement et qualitativement à partir de plusieurs éléments qui ont permis d’établir un cadre général descriptif des investigations menées et de classer les Programmes de Post-Graduation en Éducation, en identifiant des centres producteurs de travaux qui utilisent ce cadre théorique d’analyse pour la construction des productions des apprenants. Dans ces programmes, à partir du contact avec des professeurs-directeurs d’études, on a relevé des données pour la troisième étape de l’investigation, c’est-à-dire la sélection de travaux (thèses et mémoires) qui ont été lus en entier, en utilisant comme méthodologie pour cet examen l’analyse de contenu. À partir de deux pôles d’inférence, l’émetteur du message, et le message lui-même, situés dans leur champ de production, le champ scientifique de l’éducation, on a essayé de dévoiler la formation des dispositions ou l’habitus scientifique de l’émetteur du message, aussi bien que son engagement dans l’appropriation et la production des connaissances à partir de la théorie sociologique de Bourdieu, comme capital scientifique. Enfin, à partir de la prémisse qu’il n’y a pas qu’un format d’appropriation souhaitable, on a vérifié le potentiel de l’application du cadre théorique analytique de Pierre Bourdieu à des objets de recherche privilégiés, tels que les pratiques des enseignants, les pratiques scolaires ou les parcours scolaires, et sa contribution à expliquer ce qui se passe dans le domaine de l’éducation. Il s’est révélé, dans le champ scientifique de l’éducation, à partir des centres producteurs, un réseau de rapports responsable de la réalisation d’un processus déterminé d’enseignement-apprentissage de la lecture et de l’appropriation de Bourdieu, générant un impact dans le champ de la production scientifique. Un autre facteur important dans l’appropriation de Pierre Bourdieu est l’intérêt rénové porté au sociologue français, dont témoignent des publications récentes de l’auteur et à son propos, tout comme le nombre croissant de thèses et de mémoires soutenus ces dernières années relevant de ce cadre théorique, ce qui apporte ainsi des données complémentaires qui soulignent le dynamisme du sujet de cette recherche et en recommande la continuité.pt_BR
dc.format.extentxvi, 366 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBourdieu, Pierre, 1930-2002pt_BR
dc.subjectCiencias sociais - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducaçao - Brasil - Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA teoria sociológica de Pierre Bordieu na produção discente dos Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil (1965-2004)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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