Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-pt_BR
dc.contributor.authorRistow, Aline Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-19T19:43:37Z
dc.date.available2022-08-19T19:43:37Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13312
dc.descriptionOrientadora: Maria Cecília Marins de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação médica, sob a perspectiva humanística, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná. O método comparativo foi empregado na análise dos currículos de três Cursos de Medicina, das Universidades, Federal do Paraná, de São Paulo de Ribeirão Preto e da Federal de Santa Catarina, visando detectar nas disciplinas subsídios que possibilitassem identificá-las com a formação humanística. O processo de análise comparativa sustentou-se em fontes primárias documentais e na revisão de literatura. As transformações sociais, científicas e tecnológicas, dos últimos anos do século XX, foram levadas em consideração, procurando relacioná-las às modificações do pensamento humano e suas repercussões na sociedade. Filosoficamente, fundamentou-se em conceitos de educação humanística e nas concepções habermasianas sobre a Modernidade, a ótica do mundo sistêmico, inscrevendo-se neste contexto a razão instrumental e a razão comunicativa. Os objetivos pretenderam verificar as modificações do pensamento humano, relacionando-o à formação médica e à sociedade de forma geral, bem como refletir sobre a humanística na formação médica atual, como facilitadora das relações humanas mediadas pela comunicação. Ainda, buscar pela análise documental aspectos formais que expressassem a presença de conteúdos humanísticos, na formação médica, do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Paraná. A conclusão deste estudo apontou a necessidade de reflexão sobre a inclusão formal de conteúdos relacionados à formação humanística na Graduação de Medicina da Universidade Federal do Paraná.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research has the medical formation as its study object, according to the humanistic view, that's causing the changes in the health and medical education concepts. A comparative method was used to analyze the resumes/curriculums of three Medicine Courses, Parana's Federal University, São Paulos's Ribeirão Preto's University and Santa Catarina's Federal University, intending to detect subsidies at their subjects that may able to identify them as the humanistic formation. The comparative analysis process was based on a primary sources documents and a literature revision. The social, scientific and technological transformations, of the last years of the XX century, were taken in to consideration, trying to relate them to the human thoughts alterations and its repercussions in the society. Philosophically, was based on humanistic education concepts and the habermasians conceptions on Modernity, the view of the systemic world, inserting at this context the instrumental and communicative reasons. The objectives intended to verify the human thought modifications, relating them to the medical formation and to the society in a general form, as well as reflect to the humanistic at the current medical formation as a connection of the human relations mediated by communication. And on top of everything, search formal aspects that expresses the humanistic contents presents at the medical formation on the Medicine Course of Parana's Federal University by the documentary analysis. The conclusion of this study pointed to the need of reflection on the formal inclusion of content related to humanistic training on the Graduation of Medicine, of the Federal University of Paraná.pt_BR
dc.format.extent180 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMédicos - Formaçãopt_BR
dc.subjectMédicos - Humanismopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples