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dc.contributor.advisorCaldeira, Ademir Donizetipt_BR
dc.contributor.authorRotunno, Sandra Aparecida Martinspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T13:37:03Z
dc.date.available2020-09-16T13:37:03Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12350
dc.descriptionOrientador: Ademir Donizeti Caldeirapt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo é resultado de uma investigação acerca da inclusão dos conteúdos de Estatística e Probabilidade no Ensino Fundamental, conforme sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1995. Tal documento reitera, insistentemente, que a inserção destes conteúdos na Educação Fundamental tem o objetivo de atender as necessidades da demanda social, cuja ênfase está na formação de um cidadão crítico. Estes temas não apenas foram inseridos no currículo, como também foram postos em evidência, em um eixo de estudos denominado "Tratamento da Informação". Na tentativa de responder que fatores contribuíram para a escolha desses conteúdos no currículo, fez-se imprescindível lançar olhares ao contexto em que esse documento foi elaborado, bem como aos fatos que o precederam. Recorreu-se, ainda, a depoimentos de elaboradores e consultores que participaram das Propostas Curriculares Estaduais da década de 80 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais da década de 90. Conclui-se, ao final desta investigação, que a inserção desses temas não decorre apenas de uma demanda social e do desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também de outros fatores, tais como: de reorganização do conhecimento escolar; da capacidade cognitiva do aluno e de influências políticas e estrangeiras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This project in its present form is the result of a thorough investigation regarding the inclusion of Statistics and Probability disciplines in Brazilian Middle School Content Standards, as proposed in the 1995 Parâmetros Curriculares Nacionais (National Content Standards) project. This document emphasizes that the inclusion of those disciplines was aimed to fulfill Brazilian society needs such as to provide students with a critical view. Those disciplines have not only been included in content standards, but have also been put in evidence by a series of studies called Tratamento da Informação (The Handling of Information). In order to detect which factors contributed for the inclusion of those disciplines in content standards, it was imperative to analyze the context in which the 1995 National Content Standards project was produced, as well as previous events. Additionally, it was essential to scrutinize the background stories told by the elaborators who took part in the development of the National Content Standards document over the 80's and 90's. At the end, we have reached the conclusion that Statistics and Probability disciplines were included in the national Content Standards owning not only to social demands or student's intellectual development - as first thought. Besides these, other factors, such as political and foreign influences - as well as the need of reorganizing the nation content standards itself -, were also crucial for the inclusion of those disciplines in national content standards.pt_BR
dc.format.extentvii, 108 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstatistica educacionalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstatística e probabilidade : um estudo sobre a inserção desses conteúdos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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