Show simple item record

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T13:52:23Z
dc.date.available2020-09-16T13:52:23Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12133
dc.descriptionOrientadora: Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa investiga-se a dinâmica do processo de produção de significados por professores de Matemática quando da autoria e leitura, pela internet, de objetos de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas com duas professoras-autoras de Objetos de Aprendizagem Colaborativa publicados no portal educacional Dia-a-dia Educação e com uma professora-leitora desses objetos de aprendizagem. O referencial teórico que fundamenta as análises e que permitiu a caracterização da dinâmica desse processo advém do Modelo Teórico dos Campos Semânticos e da Psicologia Cultural. O trabalho de análise permitiu uma discussão, aqui também apresentada, sobre a implementação dos objetos de aprendizagem enquanto um novo tipo de material educacional cujo desenvolvimento e utilização são possíveis graças à utilização de recursos da Tecnologia de Informação e Comunicação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research we study the dynamics of the processes of meaning production for teachers of Mathematics when they are authors and readers of learning objects. For such, have been realized interviews with two teachers who are authors of Collaborative Learning Objects into web portal "Day-to-Day Education" and with a teacher who read these learning objects. The theoretical referential that bases the analyses and that it allowed to the characterization of the dynamics of this process are Theoretical Model of Semantic Fields and Cultural Psychology. The work of analysis has enabled a discussion above the implementation from learning objects and identified aspects of that dynamics of the processes.pt_BR
dc.format.extent118 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Internetpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProdução de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record