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dc.contributor.authorTheobald, Henrique Rodolfopt_BR
dc.contributor.otherSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T15:13:46Z
dc.date.available2020-09-16T15:13:46Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12131
dc.descriptionOrientadora: Maria Auxiliadora Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa, inserida no campo das investigações da Educação Histórica, que busca analisar a formação e experiência do grupo de professores de História do Município de Araucária, o "Grupo Araucária", em suas dimensões de relação: com o "grupo"; com o sistema municipal de educação; com o sindicato; com a universidade; com a produção de conhecimento histórico e com as idéias históricas. A análise teórica fundamenta-se na categoria da experiência do sujeito de relação com o conhecimento, construída a partir das contribuições de Thompson, Dubet, Martuccelli e Charlot. Por pressuposto, entende-se o professor como sujeito, capaz de exercer a sua intelectualidade, ao se apropriar dos meios de produção do conhecimento com que trabalha, por meio da investigação, produção, publicação e reconhecimento da produção, a partir das contribuições de Gramsci, Giroux, Goodson, García, Gonzáles e Schmidt. Os conceitos de idéias históricas substantivas e idéias históricas de segunda ordem de Lee permitem a análise das idéias que os professores têm da História. Fundamentado na idéia de Thompson de que a experiência se manifesta na consciência, o tipo de relação que estabelecem com as idéias históricas é analisado e categorizado na perspectiva da tipologia de consciência histórica desenvolvida por Jorn Rüsen: tradicional, exemplar, crítica e genética, para verificar a presença da idéia predominante e a ocorrência de possíveis mudanças na estrutura da consciência histórica por meio das idéias expressas pelos professores. Utilizando as especificidades metodológicas de um "estudo no caso", a investigação, no campo empírico, tomou por fontes documentais as produções curriculares de história do município de Araucária, a legislação e as produções dos professores do "grupo", e questionários para levantar dados sobre as relações dos professores com o "grupo", o sistema municipal de educação, o sindicato, a universidade, a produção de conhecimento histórico e as idéias históricas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Research within the investigation field of Historical Education aiming to analyze educational background and professional experience of History teachers group at Araucária Municipality - "Araucária Group" - in all its relational dimensions: within the group itself; with the municipal education system; with the teachers association; with the universities; with the historical knowledge and with the historical ideas. The theoretical analysis relies on the category of the subject experiencing its relation with knowledge, which has been built up upon Thompson, Dubet, Martuccelli and Charlot contributions. As presupposition, the teacher is perceived as a subject with the ability of exerting his/her intellectuality by appropriating knowledge means of production involved in his/her daily routine through investigation, production, publication and production recognition, based on the contributions of Gramsci, Giroux, Goodson, García, Gonzáles and Schmidt. Substantive historical ideas and Lee second order historical ideas concepts allow analysis of ideas that teachers have about History. Based on Thompson's idea that the manifest experience if in the conscience, the kind of relation established with historical ideas is analyzed and categorized in the perspective within the typology of historical consciousness developed by Jorn Rüsen - traditional, exemplary, genetic and critical - in order to verify the presence of a main idea as well as the occurrence of possible changes in the historical consciousness structure through ideas expressed by the teachers. Making use of the methodological specificities of a case study, the documental investigation - which has been carried out in the empirical field - has sourced: the History curricular production of Araucária municipality; the legislation; the teachers "Araucária group" production; questionnaires surveying the relation of teachers "Araucária group" with remaining teachers; the municipal education system; the teachers association; the universities; the production of historical knowledge and the historical ideas.pt_BR
dc.format.extentxi, 240 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Históriapt_BR
dc.subjectHistória - Professorespt_BR
dc.subjectIntelectuais - Professores - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA experiência de professores com idéias históricas : o caso do "Grupo Araucária"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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