Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLuque, Regina Elisabethpt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Susana da Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-26T18:05:38Z
dc.date.available2020-10-26T18:05:38Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12124
dc.descriptionOrientadora: Susana da Costa Ferreirapt_BR
dc.descriptionInclui apêndicespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa tem como objeto de estudo os significados construídos na recepção televisiva dos professores da Educação Básica. Tal estudo se propôs a buscar os elementos resultantes desse diálogo e as suas implicações nas práticas pedagógicas escolares, considerando-se que essas questões contribuiriam na compreensão desse meio de comunicação no processo ensino/aprendizagem. Para a verificação dessas proposições elegeram-se os estudos de recepção a partir da perspectiva das mediações (MARTÍNBARBERO) e do cotidiano (CERTEAU) que entendem o processo de comunicação pela via do receptor, utilizando um amplo sistema de significados, vivenciados e elaborados nas diversas práticas sociais. A compreensão de formação dos professores de Nilda Alves foi conjugada às análises, ampliando a noção dos múltiplos contextos presentes na trajetória profissional dos docentes. Na convergência desses conceitos, a concepção de cultura desenvolvida por Raymond Williams serviu de importante fundamentação. Nesse sentido, para o desenvolvimento da investigação, foram selecionados 21 colégios da rede estadual de Ensino Médio em Curitiba, abrangendo as quatro delimitações geográficas da cidade. Os questionários foram aplicados a 20% dos professores de um turno desses colégios, totalizando 122 professores. Desse total, 4 professores foram selecionados para as entrevistas em profundidade, o período da investigação ocorreu no segundo semestre de 2006 e em parte do primeiro semestre de 2007. De modo geral, as marcas culturais impressas no diálogo produzido entre o professor e a televisão são levadas para o universo escolar e surgem ressignificadas na ação docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The current research has as its object of study the meanings built during television receptions by Basic Education teachers. Such study has proposed to search for the elements that result from this dialog, and its implications in pedagogical school practices, considering that those questions contribute to the understanding of the role of this communication medium in the teaching/learning process. In order to verify those propositions, it were chosen the reception studies from the perspectives of mediations (Martín-Barbero) and quotidian (Certeau), that understand the communication process from the point of view of the receiver, using a wide system of meanings, which are experienced and elaborated in the several social practices. Nilda Alves’ comprehension of teachers formation was conjugated to the analyses, expanding the notion of multiple contexts present in the professional trajectory of the educators. In the convergency point of these concepts, the conception of culture developed by Raymond Williams served as an important source of substantiation. Considering this, in the development of the investigation, it were selected 21 highschools from the senior highschool state system from Curitiba, comprising all the four geographical sections of the city. The questionnaires were applied to 20% of the whole teachers from one of the turns of those highschools, totaling 122 teachers. From this total number, 4 teachers were selected to the "in deep" interviews. The investigation period occurred during the second semester of 2006, and part of the first semester of 2007. Generally, the cultural marks impressed in the dialog produced between the teacher and the television are carried to the universe of the school and appear resignified in the action of teaching.pt_BR
dc.format.extent162 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Meios de comuniçãopt_BR
dc.subjectTelevisão - Cultura - Professorespt_BR
dc.subjectProfessores - Televisão - Educaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDiálogos entre o professor e a televisãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples