Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Susana da Costapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Sandro Luispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T17:48:41Z
dc.date.available2022-09-01T17:48:41Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11593
dc.descriptionOrientadora: Susana da Costa Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Trata-se de uma pesquisa empírica envolvendo professores de História do ensino médio de nove escolas de uma região de Curitiba. A observação foi realizada com vinte e um profissionais, sendo nove deles entrevistados. Foram analisadas as condições materiais, as práticas, os conceitos e a presença da indústria cultural nesta relação de ensino, a qual interfere na formação dos alunos. Tal relação foi analisada considerando a cultura escolar, a prática didática, e a relação do professor com seus alunos e com o cinema. No desenvolvimento há uma revisão bibliográfica de estudos a respeito das relações históricas entre cinema e educação, com ênfase ao ensino de história, à indústria cultural, à tecnologia, bem como de estudos que enfatizam o cinema como produto cultural com linguagem estética singular. As entrevistas analisadas levaram à necessidade de sugerir práticas didáticas para o ensino de história envolvendo filmes já apresentados em práticas dos professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This is an empirical research involving High School History teachers from nine different schools in the city of Curitiba. The observation was made from twenty-one professionals, nine of which were interviewed. Material conditions, practices, concepts, and the cultural industry presence in this learning sector were analyzed; all of them interfere in students' background. This relation was analyzed considering school culture, didactics, studentteacher relationships, and cinema. The development brings a bibliographic review about the historical relations between cinema and education, with special emphasis to History learning, cultural industry, technology and also studies which emphasize cinema as a cultural product with a singular aesthetics language. The analyzed interview showed the need of suggesting didactic practices for History teaching which involve films previously presented in class by teachers.pt_BR
dc.format.extent158 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBrasil - História - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCinema - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCinema - Filmespt_BR
dc.subjectIndustria culturalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFilmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples