dc.contributor.advisor | Ferreira, Susana da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Sandro Luis | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T17:48:41Z | |
dc.date.available | 2022-09-01T17:48:41Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/11593 | |
dc.description | Orientadora: Susana da Costa Ferreira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Trata-se de uma pesquisa empírica envolvendo professores de História do ensino médio de nove escolas de uma região de Curitiba. A observação foi realizada com vinte e um profissionais, sendo nove deles entrevistados. Foram analisadas as condições materiais, as práticas, os conceitos e a presença da indústria cultural nesta relação de ensino, a qual interfere na formação dos alunos. Tal relação foi analisada considerando a cultura escolar, a prática didática, e a relação do professor com seus alunos e com o cinema. No desenvolvimento há uma revisão bibliográfica de estudos a respeito das relações históricas entre cinema e educação, com ênfase ao ensino de história, à indústria cultural, à tecnologia, bem como de estudos que enfatizam o cinema como produto cultural com linguagem estética singular. As entrevistas analisadas levaram à necessidade de sugerir práticas didáticas para o ensino de história envolvendo filmes já apresentados em práticas dos professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This is an empirical research involving High School History teachers from nine different schools in the city of Curitiba. The observation was made from twenty-one professionals, nine of which were interviewed. Material conditions, practices, concepts, and the cultural industry presence in this learning sector were analyzed; all of them interfere in students' background. This relation was analyzed considering school culture, didactics, studentteacher relationships, and cinema. The development brings a bibliographic review about the historical relations between cinema and education, with special emphasis to History learning, cultural industry, technology and also studies which emphasize cinema as a cultural product with a singular aesthetics language. The analyzed interview showed the need of suggesting didactic practices for History teaching which involve films previously presented in class by teachers. | pt_BR |
dc.format.extent | 158 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Brasil - História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Filmes | pt_BR |
dc.subject | Industria cultural | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |