Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFileno, Erico Fernandes, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-09T14:56:34Z
dc.date.available2020-10-09T14:56:34Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11563
dc.descriptionOrientadora: Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14 de junho 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Cultura e processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem o objetivo de buscar as características que um professor que pretende trabalhar na produção de material para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) deve possuir. O problema desta pesquisa salienta a figura do professor, sua interação com essa nova linguagem cultural da Internet e apresenta-se da seguinte forma: além de sua formação acadêmica, quais as características específicas deve possuir o professor-autor de material didático para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? O professor-autor, nome atribuído a essa categoria de profissionais, foi analisado dentro da concepção da cultura digital de LÈVY (1999), LEMOS (2002) e SANTAELLA (2003).Para tanto, foram estudados os conceitos de Cultura de LARAIA (2004), de CANCLINI (2006) e de Cultura Escolar de FORQUIN (1993). Os temas sobre escola e professores foram embasados em textos de NÓVOA (1992), GADOTTI (1993 e 2000) e DEMO (2006). Foi estudada, ainda, a relação dos professores com as novas tecnologias nas visões de MAGGIO (1997), VALENTE (1998) , SAMPAIO e LEITE (1999), e MORAN (2000). Na pesquisa de campo, o estudo levou em consideração o conceito de Design de Interação de PREECE et al. (2005) para analisar o Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, de um Colégio da rede particular, situado na cidade de Curitiba. A pesquisa de campo levantou dados através de questionários e entrevistas aplicados num grupo de cinco professoras-autoras responsáveis pela produção de conteúdos didáticos para o AVA e buscou traçar um paralelo entre sua formação e experiência na cultura digital da Internet, verificando se possuíam as características de leitoras imersivas, conforme a classificação de SANTAELLA (2004). As entrevistas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo de BARDIN (2004) e ao final aproximou-se das características que um professor-autor para Ambientes Virtuais de Aprendizagem deve possuir para se tornar um especialista nesse tipo de sistema interativo, através das metas de usabilidade e da experiência do usuário.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research has the objective to present the characteristics that a teacher who intends to work producing materials for a Virtual Learning Environment (VLE) must have. The problem that guides this work is the figure of the teacher, its interaction with this new cultural language of the Internet and is presented of the following form: beyond its academic formation, which the specific characteristics must possess the author-teacher of didactic material for a Virtual Learning Environment (VLE)? The author- teacher, name attributed to this category of professionals, was analyzed viewing the conception of cyber culture from LÈVY (1999), LEMOS (2002) and SANTAELLA (2003). In such a way, were studied the concepts of culture present in LARAIA (2004), CANCLINI (2006), as well as the concept of scholar culture of FORQUIN (1993). The matters relative to school and teachers were based in texts from NÓVOA (1992), GADOTTI (1993 and 2000) and DEMO (2006). The relation between teachers and new technologies was also studied, considering the viewing of MAGGIO (1997), VALENTE (1998), SAMPAIO e LEITE (1999) and MORAN (2000). In the field research, the study considered the concept of Interaction Design from PREECE et. al. (2005) to analyze the Virtual Learning Environment (VLE) of a private school, established in the city of Curitiba. The field research has raised data through questionnaires and interviews applied among a group of five author-teachers responsible for the production of didactic contents for the VLE, trying to make a parallel between their formation and their experience in cyber culture on the Internet, verifying if they had the characteristics of immersive readers, following the classification of SANTAELLA (2004). The interviews were analyzed following the Analysis of Contents method from BARDIN (2004). In the end of the research, was made a profile of the characteristics that an author-teacher using Virtual Learning Environment must have to become a specialist in this kind of interactive system, through the goals of usability and user's experience.pt_BR
dc.format.extent118 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.subjectCultura de massapt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO professor como autor de material para um ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples