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dc.contributor.authorSantos, Cibele Mendes Curto dospt_BR
dc.contributor.otherBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T13:45:38Z
dc.date.available2020-09-16T13:45:38Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11159
dc.descriptionOrientadora: Leilah Santiago Bufrempt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Tania Maria F. Braga Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Apresenta resultados de investigação desenvolvida com o objetivo de analisar elementos relacionados aos processos de escolha do livro didático por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental do Primeiro Ciclo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de três questões orientadoras: a) quais são as escolhas do professor a respeito do livro didático; b) como essas escolhas se relacionam com os processos que compõem o Programa Nacional do Livro Didático; c) quais os critérios de escolha definidos pelo professor. Investigou-se, assim, como os professores se organizam para o processo de seleção do livro didático e quais elementos consideram nesse processo, constituindo sentidos na cultura da escola. Para compreender tais processos realizou-se trabalho de campo no município de Curitiba, durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, utilizando-se como estratégia a análise documental, a aplicação de questionários a professores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas municipais e a realização de entrevistas com quatro professoras de duas escolas, selecionadas a partir da análise dos questionários. Os resultados da análise indicam que para os professores o livro didático tem valor, mas não se constitui como principal e único elemento de seu trabalho em sala de aula. Eles afirmam que fazem uso dos manuais didáticos e o selecionam a partir de suas necessidades, indicando a existência de regras próprias que orientam as escolhas que fazem e o trabalho que desenvolvem em sala de aula. Afirmam, também, desenvolver adaptações e complementos, com a propriedade de produtores do conhecimento escolar, estabelecendo sub-autorias desse material. Em relação às políticas públicas de seleção e distribuição do livro, os docentes admitem participar do processo de seleção dos manuais didáticos e afirmam que valorizam esse programa. No entanto, mesmo considerando importante receber os livros na escola pública, eles registram que discordam da forma como ocorre o processo de avaliação e de escolha desses materiais e indicam que a falta de organização institucional para essa escolha impede que possam se aproximar do livro didático tanto quanto gostariam ou tanto quanto seria necessário. A pesquisa permitiu, ainda, identificar a existência de formas de organização para o desenvolvimento dos processos de escolha do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que derivam das condições concretas da escola e, nesse sentido, se mostram distanciadas das expectativas apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC) nos materiais de divulgação e orientação desse programa. Ao final, aponta-se a necessidade de continuidade e ampliação desta pesquisa na busca de explicitar ainda mais os processos de organização que ocorrem no interior das escolas, no que diz respeito às escolhas do professor e o livro didático.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents the results of an investigation that aimed to analyze the didactic textbook and the choices of teachers of the early series of Elementary School. It observes and identifies the choices made by teachers and brings to light their voices and reasons, taking as its starting point the didactic textbook and bringing, from an empiric work, other questions about the knowledge produced in school, which is different from any other kind of social knowledge. In order to understand this reality, it develops a documentary analysis, questionnaires applied to teachers and coordinators from public schools located in Curitiba (PR), and interviews with four teachers from two of those schools, during the second semester of 2005 and first semester of 2006. It studies the reasons and considerations about teachers' choices from three orienting questions: a) what are teacher's choices of didactic textbooks; b) how can those teacher's choices organize the process of National Program for Didactic Textbook (PNLD); c) what are the choice criteria adopted by the teacher. Thus, it researches how, from those choices on, teachers consider the didactic textbooks, how they organize themselves and perform the selection of this material, in order to understand the weavings that tissue meanings in school culture. The results of this analysis show, according to the teachers, that the didactic textbook is highly regarded by them, although it is not the main and only element in their work in classroom. They state that they use didactic manuals and select them according to their needs, indicating to define their own rules to the choices and to the jobs they perform in classroom. It deepens some questions about teacher's choices, since they also affirm to develop adaptations and complements, with the property of regents of the school knowledge, establishing sub-authorships of this tool. Concerning a public policy turned to the book, the teachers admit to act in the process of selecting didactic manuals and declare to regard this program as valuable. However, even considering the importance of receiving books in the public school, they registered their disagreement about the way how the process of evaluation and selection of this material is done. It identifies that the teachers are organized about the PNLD based on the concrete conditions of the school; in other words, they have neither space nor a proper time to perform this analysis and this choice, and their participation is more distant than MEC intended. According to the teachers, the lack of an institutional organization turned to this choice hinders them to approach the didactic textbook as much as they would like to do it or as it would be necessary. It establishes, thus, four organizing pillars to the investigation: the teacher, the didactic textbook, the publishing company, and the public policy for books. At the end, it points out to the need for continuation and amplification of this research in order to explain the processes occurred inside the classroom, particularly considering teacher's choices and the didactic textbook.pt_BR
dc.format.extent236 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO livro didático do ensino fundamental : as escolhas do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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