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dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.contributor.authorVasconcellos, Sonia Tramujaspt_BR
dc.contributor.otherBaibich, Tânia Maria, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T16:21:16Z
dc.date.available2020-09-16T16:21:16Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/10626
dc.descriptionOrientador: Geraldo Balduíno Hornpt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Tânia Maria Baibich-Fariapt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Trata-se de uma dissertação do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná e teve como objetivo geral investigar o papel do estágio na formação de professores de Artes Visuais e as possibilidades de aproximações entre formação e atuação, teoria e prática, saber acadêmico e escolar, arte e ensino de arte. Sendo uma pesquisa exploratória, procurou-se entender a trajetória do estágio nos cursos de formação, suas intrínsecas relações com a didática e o currículo, centrando a atenção nas indagações da professora pesquisadora e nos relatos das alunas estagiárias. O campo de estudo envolveu a trajetória de oito alunas do quarto ano do turno da manhã do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), no ano de dois mil e seis, na disciplina de Prática de Ensino e no estágio. Os objetos de análise abarcaram os encontros na instituição formadora, as observações dos estágios nas escolas, o questionário respondido pelas alunas e os relatórios de estágio. A análise envolveu a esfera objetiva - a disciplina de Prática de Ensino e as práticas pedagógicas - e a esfera subjetiva - as representações e percepções individuais das licenciandas sobre a sua experiência de estágio. O intuito foi sobrepor aos choques e conflitos vivenciados no estágio, questionamentos e possibilidades de ação, inserindo estudos sobre ensino da arte, mediação, diversidade cultural, formação e atuação do professor, entre outros, de modo a consolidar uma formação inicial mais crítica e conscientizadora. O estudo revelou que o estágio ainda se insere no curso de forma prescritiva e obrigatória, mas nos relatos sobre a experiência do estágio é perceptível a aproximação desta prática curricular com o contexto da profissão: o status da disciplina e do professor na escola e a complexidade do cotidiano escolar, ainda que de forma aparente, com pouca fundamentação e análise crítica, o que requer maior concretude do binômio teoria-prática, faculdadeescolas e formação-profissão no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da FAP. Conclui-se que o estranhamento entre formação e atuação sentido pelas alunas ao realizarem o estágio deve ser um importante elemento desencadeador de atitudes questionadoras, investigativas e processuais no curso de licenciatura em questão. As conclusões desta pesquisa são situadas e não legitimam a sua generalização, contudo podem contribuir para a ampliação de discussões sobre o papel do estágio na formação do professor de arte.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation was developed as part of the Master in Education Program of the Parana Federal University. It analyzes the role of internships in the training of Visual Arts teachers and the benefits of a closer relationship between theory and practice, course work and classroom teaching, academic learning and practical experience and the study of art and teaching of art. This exploratory research aimed to understand the way internships have been part of teacher education programs and their intrinsic relationship to lectures and curriculum, by focusing on questions posed by the researching professor and statements from the intern students. The study focused on the experience of eight students from the fourth year of the Visual Arts Program at the Parana Faculty of Arts taking classes on the Practice of Teaching and their internships in 2006. The information analyzed in this study was gathered from the students during classes and group meetings held at the Faculty of Arts, through observation of their performance at internships in schools, through a questionnaire, and from their internship reports. The research focused on the Practice of Teaching course and on the students' pedagogic practice during their internships. It also focused on the students' individual perceptions of their internship experience. Based on the students' narratives about their internship experience and a literature review of visual art, mediation, cultural diversity, teacher preparation and practice, this study raised questions and possibilities about how to enhance the training of Art teachers and make it more critical and conscientious. The study disclosed that while the internship is a mandatory part of the program for all students, internship reports showed that many students considered the internship a valuable experience where they better understood the professional context of where they will work when they graduate. They could also see how far the Undergraduate program was from the reality of classroom experience. The students seemed to better understand the discipline of teaching, the teacher's role at the school and the complexity of the school daily activities, even though they didn't analyze their reasons for saying this. The difference between teacher training courses and actual practice as experienced by the students when doing their internships is a key element that requires further study. Professors at the Visual Arts Program should adopt a more "inquiring, investigative" attitude towards the program and question whether they are doing all they can to prepare the students for the reality they will face when they graduate. The research conclusions are focused on a small sample study and may not be generalized, however they can contribute to raising awareness of the important role of the internship in the training process of Visual Art teachers.pt_BR
dc.format.extent142f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectArtes - Professores - Formaçãopt_BR
dc.subjectArtes - Estudantes - Estágiospt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA experiência do estágio : análise do papel do estágio curricular no processo de formação do professor de artes visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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