Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRocha, Luciano Robertopt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-15T15:00:43Z
dc.date.available2020-12-15T15:00:43Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/10182
dc.descriptionOrientadora: Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Cultura e processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo analisa as concepções de pesquisa que permeiam o trabalho de professores quando propõem atividades de pesquisa utilizando a WebQuest. Essa metodologia, proposta por DODGE (1995), visa organizar informações para facilitar a aprendizagem a partir de processos investigativos. O estudo buscou compreender os motivos que levam alguns professores a manifestar uma visão reducionista de pesquisa, tomada como mera cópia, síntese, reprodução ou repasse de conteúdos, sem que se reflita de forma crítica sobre a sua real importância na prática docente. A investigação foi realizada com doze professores de um colégio particular do município de Castro, no Estado do Paraná, localizado a aproximadamente 150 quilômetros de Curitiba. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação crítica, a partir da realização de dez encontros com sessões de leitura, discussões sobre os textos e atividades práticas em laboratório de informática. Ao final desses encontros foram feitas entrevistas semiestruturadas e a análise das WebQuests produzidas pelos professores que participaram deste estudo. Os dados mostraram que a concepção de pesquisa apresentou-se contraditória nos depoimentos dos entrevistados. Apesar de todos reconhecerem a importância da pesquisa no processo educativo, os depoimentos revelaram pontos incoerentes entre o conceito de pesquisa verbalizado em seus discursos e as suas ações práticas refletidas nas tarefas propostas nas WebQuests elaboradas. Os significados que emergem dos depoimentos dos professores sobre a pesquisa em sala de aula parecem demonstrar que, embora exista o interesse e a compreensão da importância da pesquisa para o processo educativo, existe uma grande dificuldade em viabilizar, na prática, ações que realmente reflitam o caráter emancipatório da pesquisa. O estudo mostrou, ainda, que a transformação na concepção de pesquisa foi fundamental para que os sujeitos conseguissem explorar níveis mais altos de domínios cognitivos (BLOOM et. al. 1972) em suas WebQuests. As propostas apresentadas após os estudos e debates promovidos durante os dez encontros possibilitaram aos docentes manifestar um avanço em sua prática, no que diz respeito à pesquisa utilizando a Internet como fonte de informações. A análise dos resultados permitiu, também, inferir que as tarefas propostas pelos professores em suas novas WebQuests tinham por princípio desafiar o aluno a ir além da cópia e do repasse de informações. Nelas, os alunos são lançados a explorar o conteúdo de forma verdadeiramente ativa, questionando, sugerindo, formulando hipóteses e principalmente produzindo e reconstruindo o seu próprio conhecimento com base no conteúdo inicialmente coletado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study presents an analysis of the concepts of research that permeate the work of teachers when proposing research activities through the use of WebQuest. This methodology, proposed by DODGE (1995), aims at organizing information in order to facilitate learning through investigative processes. The present study focuses at comprehending why some teachers reveal an oversimplified view regarding research, seeing it as a simple copy, synthesis, reproduction or sharing of contents, without a critical reflection about the real importance of research in the teaching practice. The investigation engaged 12 teachers from a private school in Castro, Paraná, approximately 150 km away from Curitiba. The methodology applied was the critical research-action, applied in ten meetings including reading sessions, discussion of texts and practical activities in computer science Labs. After these meetings, semi-structured interviews were carried out and the WebQuests produced by the teachers who took part of this study were analyzed. The resulting data showed a contradiction in the interviewees' answers regarding the concept of research. Despite the fact that all teachers recognize the importance of research in the educative process, their answers showed some inconsistent points in relation to their concept of research and the practical activities proposed for the WebQuests. The meanings that emerged from the teachers' answers related to the research in class suggest that, although there is interest and comprehension of the importance of research in the educative process, there is great difficulty putting into practice actions that really reflect the emancipating character of research. Moreover, the study reveals that the transformation in the concept of research has been essential for the subjects to be able to explore higher levels of cognitive domain (BLOOM et. al. 1972) in their WebQuests. The proposals presented after the studies and debates performed in the ten meetings enabled the teachers to reveal progress in their practice regarding research, using the Internet as a source of information. The analysis of the results also allowed inferring that the tasks proposed by the teachers in their new WebQuests have as a principle to challenge the students to go beyond copy or the simple transfer of information. In these tasks the students are challenged to explore the contents in a really active manner, questioning, suggesting, formulating hypothesis and mainly producing and reconstructing their own knowledge based on the initially collected content.pt_BR
dc.format.extent200 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - informáticapt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA concepção de pesquisa no cotidiano escolar : possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples