Browsing by Subject "Kant, Immanuel, 1724-1804"
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Autonomia e educação em Kant
(2011)Resumo: Pretende-se com o presente trabalho compreender como a educação baseada no ideal de autonomia e esclarecimento proposto por Kant pode ajudar a pensar a educação nos dias atuais na realidade de um país como o Brasil, ... -
O Círculo de ação em Kant
(2014)Resumo: A cisão que perpassa a filosofia kantiana estabelece uma distância das coisas em si das coisas que o sujeito pode vir a conhecer e, sob esse terreno, a arquitetônica se erige. Essa distância se apresenta na forma ... -
Contribuições Kantianas para o ensino de filosofia no ensino médio
(2016)Resumo : O presente trabalho trás um enfoque sobre a contribuição do filósofo Emmanuel Kant especificamente no seu texto "Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?" Apesar de escrito em 1773, ainda é um texto atual e ... -
Crítica da razão racista : a colonialidade do pensamento racial de Kant
(2018)Resumo: Esta dissertação de mestrado pretende investigar, a partir dos escritos raciais do filósofo do iluminismo Immanuel Kant, como seu pensamento está implicado em conceber distinções qualitativas no interior da espécie ... -
A crítica de Kant à subjetividade cartesiana
(2013)Resumo: Ao analisar o texto de Pierre Aubenque A transformação cartesiana da concepção aristotélica de substância, deparamo-nos com a seguinte afirmação quando ele comenta a noção de substância cartesiana: "(...) encontra-se ... -
Ensino de filosofia no pensamento kantiano com abordagem para o ensaio "Resposta a pergunta : O que é esclarecimento"
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é a de analisar o pensamento kantiano com destaque especial em seu referido texto publicado em 1783 com o título "Resposta a pergunta: O que é Esclarecimento". Para tanto em um primeiro ... -
Esboço para interpretação do dilema de Jacobi
(2014)Resumo: A presente dissertação tem como meta uma interpretação da disputa filosófica entre Jacobi e Kant, a qual abre caminho para as mais diversas reverberações e imposições da filosofia transcendental ao longo dos últimos ... -
Filosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora
(2015)Resumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes ... -
História, ética e política em Kant : uma leitura a partir do conceito de comunidade
(2018)Resumo: O horizonte de nosso trabalho é a análise do conceito de comunidade a partir de duas representações: a comunidade ética e a comunidade política. Partiremos do conceito comunidade política para ver como Kant constrói ... -
Kant e Herder : duas Aufklärungen
(2017)Resumo: Palavras-Chave: Kant, razão, juízo, reflexão, Herder, linguagem, história, Crítica da razão pura, metacrítica, Ensaio sobre a origem da linguagem. O objetivo de nosso trabalho é defender que há, nas filosofias de ... -
O projeto kantiano de paz perpétua e seus reflexos no direito internacional do século XX
(2013-07-12)A obra de Immanuel Kant, a qual trata de modo brilhante o pensamento filosófico que lhe era contemporâneo, lançou luzes que se estendem para além de seu tempo, influenciando dois séculos de filosofia. Um exemplo desta ... -
A questão da educação na filosofia de Kant : contribuições para pensar a educação atual do infantil ao ensino médio
(2013)Resumo: Na filosofia da educação kantiana toma-se como ponto de partida a existência de um "sentido" para a espécie humana um sentido que tem uma finalidade, isto é, a moralidade. "O homem não pode tornar-se um verdadeiro ... -
A questão ético-estética entre kant e Sartre
(2011)Resumo: Considerando que Sartre situa a obra de arte, mais especificamente a literatura, de imediato ao nível do imperativo categórico kantiano, e que Kant, por sua vez, eleva o belo como símbolo da moral, o objeto de ... -
Uma reflexão sobre o lugar da retribuição na justificação da pena
(2013)Resumo: Pena deve ser caracterizada como uma imposição voluntária e deliberada de dor por parte de uma autoridade estatal. Estabelece esta definição uma peculiar necessidade de justificação desta prática, especialmente se ... -
Sobre o papel de causalidade na crítica de Schopenhauer à doutrina kantiana das categorias da crítica da razão pura
(2013)Resumo: O foco da presente dissertação é o pensamento do filósofo alemão Arthur Schopenhauer e sua contribuição filosófica para a recepção da filosofia teórica kantiana. Nosso propósito é investigar mais detidamente a ... -
O sujeito de moralidade como fim supremo da natureza
(2015)Resumo: O argumento kantiano, no § 84 da Crítica da Faculdade do Juízo (KU), de que o homem enquanto sujeito de moralidade é o fim supremo [Endzweck] da natureza, requer uma teia conceitual que envolve as três Críticas. ... -
O sumo bem na filosofia prática de Kant
(2004)Resumo: a dissertação aborda as relações entre moral e História na filosofia prática de Kant. O fio a partir do qual serão tecidas é o conceito de sumo bem, pelo qual, na Dialética da Crítica da razão prática, felicidade ...