Educação não formal no desenvolvimento do trabalho educativo no Centro de Integração Comunitária Diva Pereira Gomes - Guarda Mirim do Paraná
Resumo
Resumo : O presente trabalho refere-se à educação não formal desenvolvida no Centro de Integração Comunitária Diva Pereira Gomes – Guarda Mirim do Paraná. Pesquisas bibliográficas, análise de documentos disponibilizados pelo próprio Centro de Integração e entrevista foram as fontes utilizadas a fim de compreender as mudanças e enfoque da metodologia pedagógica utilizada e aplicada no aprendizado dos adolescentes que, em sua maioria, se encontram em situação de vulnerabilidade social e almejam a inserção no mercado de trabalho. A partir deste levantamento é possível entender a importância da educação não formal como meio de inclusão, ascensão social e inserção no mercado formal de trabalho para adolescentes entre 14 e 17 anos que, além de estudar em escolar regulares públicas, capacitam-se e são inseridos no mercado de trabalho pela Guarda Mirim. A pesquisa aponta resultados que evidenciam desafios que a educação não formal enfrenta, mas que são possíveis de serem superados através de um trabalho de aprendizagem consciente Abstract : The present work refers to the non-formal education developed in the Center of Community Integration Diva Pereira Gomes - Guarda Mirim of Paraná. Bibliographical research, document analysis provided by the Integration Center and interview are referential in order to understand the changes and focus of the pedagogical methodology used and applied in the learning of adolescents, who are mostly in a situation of social vulnerability and aim to enter the work market. Based on this survey, it is possible to understand the importance of non-formal education as a means of inclusion, social ascension and insertion in the formal work market for adolescents between 14 and 17 years old who, besides studying in public regular schools, are trained and are inserted in the labor market by Guarda Mirim. The research points out results that highlight challenges that nonformal education faces, but which are possible to overcome through a work of conscious learning
Collections
- Pedagogia [445]