A observação sensível : vivências na educação infantil
Resumo
Resumo : Esta pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é um estudo sobre os processos de observação que podem ser utilizados pelos professores nos espaços da educação infantil. O qual nos proporcionou uma breve análise histórica da educação infantil, sua essencialidade, estabelecendo relações entre o Brasil e a abordagem italiana de Reggio Emiliana, criada pelo seu idealizador Loris Malaguzzi, conhecida mundialmente por sua especificidade em contemplar as linguagens da criança. Temos como objetivo entender a fundamentação relacionada ao processo de observação na educação infantil, buscando compreender entre alguns aspectos as funções metodológicas da observação para as práticas educativas que esta possa nortear. Com base nas pesquisas bibliográficas, procuramos autores que dialogassem com o intuito de demonstrar que a observação baseada na escuta atenta e sensível da criança, é uma, entre várias ferramentas, que pode ser utilizada no cotidiano da educação infantil, a fim de subsidiar o processo de ensino aprendizagem e significar experiências por meio da documentação. Os resultados obtidos por esta análise nos permitiram entender que a observação não é uma tarefa fácil, mas é crucial para o trabalho pedagógico, pois através desta conseguimos refletir diariamente sobre a prática, buscando assim meios de nortear as interações estabelecidas como professor mediador, os conteúdos a serem trabalhados de forma flexível, e a criança como protagonista da sua própria história Abstract : This research is a study about the observation process that can be used by kindergarten teachers which is a research project for the conclusion of the course in Pedagogy of the Federal University of Paraná (UFPR) this research provided us with a brief historical analysis of early childhood education, it’s essentially establishing relations between Brazil and the Reggio Emilia approach, which was inspired by the idealizer Loris Malaguzzi. Reggio Emilia conception also is knowing worldwide for its specificity in contemplating the child’s language the goal of this research is to understand the reasoning related to the process of observation in children’s education seeking to understand among some aspects of the observation for the educational practices that it can guide based on bibliographical research we quoted writers who demonstrated that observation based on attentive and sensitive listening of the child may be one of several tools that can be used in daily life of early childhood education in order to subsidize the teaching and learning process and give meaning to experiences through documentation. The results obtained by this analysis allowed us to understand that observation is not an easy task, although crucial for pedagogical work. Though observation we managed to reflect daily on our practice, seeking ways to guide the interactions established as mediating teacher, the contents to be worked in a flexible way and the child as protagonist of his own history.
Collections
- Pedagogia [445]