Educação insubmissa - Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
Resumo
Resumo : No histórico de luta social da educação escolar quilombola, o processo de institucionalização é recente comparado ao histórico da educação escolar brasileira. Em 2012 foi implementada as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Essa conquista foi o resultado das lutas de militantes quilombolas e da CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, pressionando o governo federal a atender da melhor maneira as necessidades das comunidades. O movimento de valorização do conhecimento e modo de vida de comunidades tradicionais também se faz presente em outros lugares da América latina, que contrariam os pensamentos hegemônicos e propõem diferentes formas de educação, com práticas pedagógicas insubmissas ao pensamento eurocêntrico. Na educação escolar quilombola o relacionamento da comunidade e escola são fundamentais para prática educacional libertadora e antirracista. Diante desta problemática social a preocupação em estabelecer vínculo, diálogo e respeito com a comunidade precisa estar presente nas práticas pedagógicas das escolas inseridas nos territórios quilombolas, e em estabelecimentos educacionais que atendam alunos quilombolas. A educação escolar quilombola não deve estar desvinculada dos conhecimentos da comunidade, e precisa atender às especificidades detalhadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola, tendo seu currículo a flexibilidade e qualidade de ensino confluindo conhecimentos ocidentais com os conhecimentos da comunidade. A pesquisa sobre Educação Escolar Quilombola, tem o intento de compreender a escola nas suas relações com a comunidade, e a maneira como ela interage com os conhecimentos teóricos e práticos, e conhecimentos, tradições e práticas da comunidade. A metodologia utilizada para a presente investigação foi a etnografia, comportando pesquisa de campo e observações participante, acompanhadas do registro em caderno de campo. Tal exercício, possibilitou melhor percepção das relações da comunidade com a escola e com o território. A questão territorial é de extrema importância para a comunidade e que está intimamente ligada à educação presente nas práticas pedagógicas da escola. Abstract : In the history of social struggle of quilombola school education, the process of institutionalization is recent compared to the history of Brazilian school education. In 2012, the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education were implemented. This achievement was the result of the struggles of Quilombola militants and CONAQ - National Coordination of Articulation of Quilombola Rural Black Communities, pressing the Federal Government to better serve the needs of the communities. The movement of valuing the knowledge and way of life of traditional communities is also present in other places in Latin America, which contradict hegemonic thinking and propose different forms of education, with pedagogical practices that are insubmissive to Eurocentric thinking. In quilombola school education, community and school relationships are fundamental to liberating and antiracist educational practice. In face of this social problem, the concern to establish bond, dialogue and respect with the community must be present in the pedagogical practices of the schools inserted in the quilombolas territories, and in educational establishments that serve quilombola students. Quilombola school education should not be disassociated with community knowledge, and must meet the specificities detailed in the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education, with its curriculum the flexibility and quality of teaching, bringing together Western knowledge with community knowledge. The research on Quilombola School Education, in the meantime, the compiler is a member of the team, who is responsible for ensuring that there are no conflicts of interest and predicates, contexts, traditions and praxis of the community.. The methodology used for the research is based on the concept of ethnography, using anthropology, which has a different format of research. With the experiences in the field and observations linked to the field notebook. Making it possible for us to perceive with more precision the relations of the community with the school and with the territory. The territorial issue is of extreme importance to the community and is closely linked to the education present in the pedagogical practices of the school.
Collections
- Pedagogia [445]