A ideia de competência na formação profissional da Polícia Rodoviária Federal
Resumo
Resumo: O propósito deste estudo de caso é analisar a ideia de competência presente na formação profissional da Polícia Rodoviária Federal. Para tanto, foram consultados seis policiais docentes em exercício a mais de quatro anos na UniPRF. É uma investigação exploratória e qualitativa que utilizou entrevistas estruturadas como instrumento de constituição dos dados de campo. Além disto, foram elaboradas análises de conteúdo e revisão integrativa da literatura para fundamentação teórica, tendo como objetos livros, artigos, legislação e diretrizes de formação dos policiais rodoviários federais pela instituição. Os dados de campo foram analisados por meio da técnica de núcleos de significação, tendo em vista a aglutinação das respostas em zonas de significação, de maneira a evidenciar a convergência dos possíveis significados para o termo <competência> na literatura, na legislação e na fala dos participantes da pesquisa. Os resultados apontam para uma congruência entre as noções dos participantes acerca do ensino por competências, em torno da percepção de Tardif, como uma capacidade para a resolução de problemas. Além deste, foi constatada uma constelação, no sentido atribuído por Adorno e Benjamin, de significados para a competência policial nos contextos da legislação, da literatura e das diretrizes para formação na Polícia Rodoviária Federal. Foi notada também uma evolução do uso do ensino por competências na corporação desde a década de 1990, por questão de ofício, acompanhando as mudanças na legislação, que vão de uma perspectiva específica, de execução do trabalho de policiamento, para uma zona de significação ampliada, voltada para competências relacionais, associadas à promoção da segurança nas vias públicas. Outrossim observa-se que, nos documentos mais atuais, assim como na fala dos policiais docentes mais jovens, há uma ênfase na competência policial definida pelo enfrentamento à criminalidade. A pesquisa contribui para um melhor entendimento da trajetória e das consequências do ensino por competências no contexto da formação dos policiais rodoviários federais. Abstract: The purpose of this case study is to analyze the idea of competence in the brazilian Federal Highway Police initial training program. For this purpose, six teaching police officers who had been working at UniPRF for more than four years were consulted. It is an exploratory and qualitative investigation that used structured interviews as an instrument for the constitution of field data. In addition, content analyzes and an integrative literature review were carried out for theoretical foundation, having as objects books, articles, legislation and guidelines for training federal highway police officers by the institution. Field data were analyzed using the technique of meaning nuclei, with a view to agglutinating responses into zones of meaning, in order to highlight the convergence of possible meanings for the term <competence> in literature, legislation and speech of the research participants. The results point to a congruence between the notions of the participants, about teaching by competences, around Tardif's perception, as a capacity for solving problems. In addition to this, a constellation was found, in the sense attributed by Adorno and Benjamin, of meanings for police competence in the contexts of legislation, literature and guidelines for training in the Federal Highway Police. It was also noted an evolution in the use of teaching by competences in the corporation since the 1990s, as an act of office, following the changes in legislation, which range from a specific perspective of carrying out policing work to a zone of expanded significance, focused on relational skills, associated with promoting safety on public roads. Furthermore, it is observed that, in the most current documents, as well as in the speech of the younger teaching police officers, there is an emphasis on police competence defined by fighting crime. The research contributes to a better understanding of the trajectory and consequences of competencebased teaching in the context of training federal highway police officers.
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