Infância, território e direito à educação caiçara na Jureia : caminhos para a construção de uma escola infantil caiçara
Resumo
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo contribuir para a construção de uma proposta de Escola Infantil Caiçara na comunidade tradicional caiçara Rio Verde e Grajaúna, localizada na região da Jureia, no litoral sul de São Paulo. Para isso, foi estruturada em três partes: uma primeira parte em que se discute a infância caiçara, demarcando seu contexto espaço temporal; uma segunda em que apresentamos processos educativos inerentes a essa infância; e uma terceira em que debatemos o direito à educação infantil caiçara. Por fim, são tecidas reflexões a fim de apontar caminhos para uma nova proposta de escola caiçara da Jureia. Metodologicamente a pesquisa é do tipo qualitativa, com utilização de estudo bibliográfico e trabalho de campo realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e de observação participante. Os resultados produzidos a partir das informações levantadas junto aos participantes da pesquisa, sugerem que a educação infantil caiçara é um processo inerente à vida em comunidade e no território tradicional e que, portanto, está condicionada à efetivação dos direitos territoriais das comunidades da Jureia.
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- Educação do campo [600]