dc.contributor.advisor | Batista, Andrea Francine | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Souto, Ellen Simone Stutz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T15:27:25Z | |
dc.date.available | 2024-03-18T15:27:25Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87168 | |
dc.description | Orientadora: Ândrea Francine Batista | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse estudo pretende apresentar brevemente a função social da escola pública do campo e seu processo de construção pelos movimentos sociais, para posteriormente trazer a reflexão sobre o processo de desmonte realizado pelos governos neoliberais, que se intensificaram principalmente após o golpe contra a Presidente Dilma e o projeto ultra conservador de Jair Messias Bolsonaro. Após essa análise, são apresentados dados sobre a Educação Pública no Estado do Paraná a partir de 2012 com Beto Richa e principalmente após a entrada no governo de Ratinho Junior e sua visão mercantilista e ultra neoliberal na educação pública, trazendo grandes prejuízos para as escolas do campo e formação dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Ideologia e educação | pt_BR |
dc.subject | Paraná - Educação | pt_BR |
dc.title | Desafios da educação do campo no estado do Paraná : contradições, desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |