In-acabado : uma proposta artístico/científica para refletir a educação do campo e a realidade brasileira.
Resumo
Resumo: Este trabalho encerra uma revisão bibliográfica referenciada, majoritariamente, em Paulo Freire (2015), bem como, nos pensadores que refletiram sobre a realidade da educação do campo brasileira. Junto a esta revisão o presente trabalho utiliza de cinco produções artísticas, do campo das artes visuais, compostas sob influência das pedagogias freireanas e pelas vivências proporcionadas pela formação, com o intuito de oferecer uma forma inovadora para a análise das reflexões tidas no percurso formativo do curso de especialização em Educação do Campo por meio de seus pensadores da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Estas produções artísticas foram compostas utilizando os seguintes materiais: carvão, pastel seco, arte mista – grafite e nanquim, aquarela e óleo. Cada produção é acompanhada de uma reflexão crítica acerca de uma temática que compõe o desenvolvimento do corpo do estudo. Esta investigação acreditou na plasticidade da práxis artística como meio para a condensação dos conteúdos acadêmicos, para, desta maneira, oferecer uma linguagem que difira e, ao mesmo tempo, agregue a escrita acadêmica convencional para este trabalho de conclusão de curso.
Collections
- Educação do campo [600]