dc.contributor | Budel, Maria Luisa Terribile | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Valle, Maíra Mello Rezende | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Moreira, Fernanda Sabadin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T00:07:43Z | |
dc.date.available | 2024-03-08T00:07:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86994 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Maíra Mello Rezende Valle | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A violência se mostra um elemento cotidiano na vida da comunidade LGBTQIA+, se manifestando principalmente nos núcleos familiares ou ambiente escolar, de forma a causar repressão e deslegitimação das identidades e orientações sexuais frente à heterossexualidade. As instituições de ensino superior têm como principal objetivo a formação de novos profissionais atuantes no mercado de trabalho, sendo papel fundamental do ambiente universitário o ato de educar e informar sobre questões de gênero e sexualidade, de forma a prevenir que situações de opressão venham a ocorrer por falta de conhecimento. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar, por meio de questionário, o conhecimento de alunos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal do Paraná em relação aos conceitos de sexualidade e gênero, e a opinião sobre esses temas no ambiente universitário e na formação dos futuros profissionais. Como resultado, seis cursos foram estudados, abrangendo três principais áreas do conhecimento - Exatas, Humanas e Biológicas - com no mínimo um curso de bacharelado e um de licenciatura cada uma. As análises demonstraram um conhecimento satisfatório dos cursos a respeito da temática, tendo os cursos de Biológicas apresentado o melhor desempenho. Não houve diferença entre as modalidades bacharelado e licenciatura e, embora estes últimos cursos tenham alcançado bom desempenho, os licenciandos não se sentem preparados para abordar a temática como docentes. Foi visto ainda, que poucos cursos apresentam disciplinas que abordam temáticas de gênero e sexualidade e, dessa forma, a universidade não é a principal fonte de conhecimento dos participantes, um ponto a ser levantado sobre o papel da mesma na formação de futuros profissionais mais tolerantes e inclusivos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sexo | pt_BR |
dc.subject | Pessoas LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Questões de gênero e sexualidade segundo os estudantes da UFPR : estamos formando profissionais tolerantes e inclusivos? | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |