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dc.contributorBudel, Maria Luisa Terribilept_BR
dc.contributor.advisorValle, Maíra Mello Rezendept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorMoreira, Fernanda Sabadinpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T00:07:43Z
dc.date.available2024-03-08T00:07:43Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86994
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Maíra Mello Rezende Vallept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A violência se mostra um elemento cotidiano na vida da comunidade LGBTQIA+, se manifestando principalmente nos núcleos familiares ou ambiente escolar, de forma a causar repressão e deslegitimação das identidades e orientações sexuais frente à heterossexualidade. As instituições de ensino superior têm como principal objetivo a formação de novos profissionais atuantes no mercado de trabalho, sendo papel fundamental do ambiente universitário o ato de educar e informar sobre questões de gênero e sexualidade, de forma a prevenir que situações de opressão venham a ocorrer por falta de conhecimento. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar, por meio de questionário, o conhecimento de alunos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal do Paraná em relação aos conceitos de sexualidade e gênero, e a opinião sobre esses temas no ambiente universitário e na formação dos futuros profissionais. Como resultado, seis cursos foram estudados, abrangendo três principais áreas do conhecimento - Exatas, Humanas e Biológicas - com no mínimo um curso de bacharelado e um de licenciatura cada uma. As análises demonstraram um conhecimento satisfatório dos cursos a respeito da temática, tendo os cursos de Biológicas apresentado o melhor desempenho. Não houve diferença entre as modalidades bacharelado e licenciatura e, embora estes últimos cursos tenham alcançado bom desempenho, os licenciandos não se sentem preparados para abordar a temática como docentes. Foi visto ainda, que poucos cursos apresentam disciplinas que abordam temáticas de gênero e sexualidade e, dessa forma, a universidade não é a principal fonte de conhecimento dos participantes, um ponto a ser levantado sobre o papel da mesma na formação de futuros profissionais mais tolerantes e inclusivospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectPessoas LGBTQIA+pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleQuestões de gênero e sexualidade segundo os estudantes da UFPR : estamos formando profissionais tolerantes e inclusivos?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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