O etnoconhecimento na produção artesanal da erva-mate : decolonialidade dos saberes escolares na educação do campo
Resumo
Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse sentido, a presente objetivou compreender os processos de ensino de Ciências em escolas do campo a partir do etnoconhecimento. Para isso, buscou-se estabelecer relações entre os saberes camponeses e os saberes escolares no ensino da Matemática, a partir das práticas utilizadas na produção artesanal da erva-mate no município de São Mateus do Sul (PR). Metodologicamente adotou-se a História Oral em sua vertente temática. Os resultados mostraram a necessidade do diálogo de saberes, na construção de uma consciência crítica, a fim de decolonizar essa ciência, tida como universal e que, de maneira hegemônica, desumaniza e nega, na escola, a cultura local.
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- Educação do campo [600]