Mostrar registro simples

dc.contributorViana, Luanapt_BR
dc.contributor.advisorSallai, Claudia Maria, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherFeitosa, Rodrigo Machado, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorBueno, Carolina Cafissopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T01:57:30Z
dc.date.available2024-03-06T01:57:30Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86917
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Claudia Maria Salla Tanhofferpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Machado Feitosapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A introdução da divulgação científica e da alfabetização científica ao longo da Educação Básica são estratégias eficazes para aproximar o conhecimento científico dos conteúdos escolares. Neste contexto, projetos de extensão como o "Cientistas na Escola" se destacam por facilitar o contato entre pesquisadores e estudantes. O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental acerca da profissão pesquisador. Para isso, foram realizadas observações das atividades do "Cientistas na Escola" em escolas municipais de Curitiba e a aplicação de questionários em uma escola da rede Estadual da cidade. Durante as atividades, evidenciou-se a importância do projeto como instrumento mediador da interação academia-comunidade. Já a partir das discussões levantadas por meio do questionário, foi possível observar uma grande influência dos meios de comunicação sobre as concepções que abrangem a profissão de cientista. Como conclusão, os resultados deste trabalho ressaltaram a necessidade de projetos de extensão que auxiliem na desconstrução do estereótipo destes profissionais reforçado pela mídia, principalmente porque os estudantes não mencionaram referências de cientistas contemporâneos não-fictíciospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titleA percepção de estudantes dos ensinos infantil e fundamental ii acerca da ciência e da profissão cientistapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples