dc.contributor | Viana, Luana | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Sallai, Claudia Maria, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Feitosa, Rodrigo Machado, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Bueno, Carolina Cafisso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T01:57:30Z | |
dc.date.available | 2024-03-06T01:57:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86917 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Claudia Maria Salla Tanhoffer | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Machado Feitosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A introdução da divulgação científica e da alfabetização científica ao longo da Educação Básica são estratégias eficazes para aproximar o conhecimento científico dos conteúdos escolares. Neste contexto, projetos de extensão como o "Cientistas na Escola" se destacam por facilitar o contato entre pesquisadores e estudantes. O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental acerca da profissão pesquisador. Para isso, foram realizadas observações das atividades do "Cientistas na Escola" em escolas municipais de Curitiba e a aplicação de questionários em uma escola da rede Estadual da cidade. Durante as atividades, evidenciou-se a importância do projeto como instrumento mediador da interação academia-comunidade. Já a partir das discussões levantadas por meio do questionário, foi possível observar uma grande influência dos meios de comunicação sobre as concepções que abrangem a profissão de cientista. Como conclusão, os resultados deste trabalho ressaltaram a necessidade de projetos de extensão que auxiliem na desconstrução do estereótipo destes profissionais reforçado pela mídia, principalmente porque os estudantes não mencionaram referências de cientistas contemporâneos não-fictícios | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.title | A percepção de estudantes dos ensinos infantil e fundamental ii acerca da ciência e da profissão cientista | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |