A percepção de estudantes dos ensinos infantil e fundamental ii acerca da ciência e da profissão cientista
Resumo
Resumo : A introdução da divulgação científica e da alfabetização científica ao longo da Educação Básica são estratégias eficazes para aproximar o conhecimento científico dos conteúdos escolares. Neste contexto, projetos de extensão como o "Cientistas na Escola" se destacam por facilitar o contato entre pesquisadores e estudantes. O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental acerca da profissão pesquisador. Para isso, foram realizadas observações das atividades do "Cientistas na Escola" em escolas municipais de Curitiba e a aplicação de questionários em uma escola da rede Estadual da cidade. Durante as atividades, evidenciou-se a importância do projeto como instrumento mediador da interação academia-comunidade. Já a partir das discussões levantadas por meio do questionário, foi possível observar uma grande influência dos meios de comunicação sobre as concepções que abrangem a profissão de cientista. Como conclusão, os resultados deste trabalho ressaltaram a necessidade de projetos de extensão que auxiliem na desconstrução do estereótipo destes profissionais reforçado pela mídia, principalmente porque os estudantes não mencionaram referências de cientistas contemporâneos não-fictícios
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