Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Valdomiro de, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCorrêa, Willian Henriquept_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T18:13:44Z
dc.date.available2024-03-11T18:13:44Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86383
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humanopt_BR
dc.description.abstractResumo: investigar a relação entre a inteligência emocional dos participantes com o seu desempenho escolar no primeiro trimestre de 2023. Materiais e Métodos: estudo transversal realizado em uma Escola Pública estadual da cidade de Curitiba-PR, em que participaram 83 estudantes, de ambos os sexos, regularmente matriculados no oitavo ou nono ano desta Escola Pública. Utilizou-se amostra não probabilística de conveniência. Os níveis de IE foram avaliados por meio do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (EQ-i:YV), e os dados descritivos foram levantados através do Questionário de Informações descritivas dos participantes. Os instrumentos auto preenchíveis foram aplicados em sala de aula e para mensurar o rendimento escolar, utilizaram-se, a partir dos históricos escolares dos participantes, as notas obtidas em cada disciplina no primeiro trimestre de 2023. Todos os responsáveis pelos participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes da realização da pesquisa. Para fins estatísticos utilizou-se o teste t de Student para realizar a comparação entre os grupos e o coeficiente de correlação de Pearson para medir a associação entre as variáveis contínuas. Foi considerado o nível de significância de 0,05. Resultados: Os resultados indicaram ausência de correlação entre as variáveis inteligência emocional e o rendimento escolar dos alunos, confirmando a hipótese nula. Conclusão: Ademais, o estudo apresenta o desenvolvimento do conceito de inteligência emocional e como este tema vem sendo debatido no âmbito da educação nos últimos anos. A busca por novas variáveis que influenciam o êxito acadêmico dos alunos, permitirão no futuro, adotar novas metodologias para melhorar o processo e ensino-aprendizagem, supõe-se então um novo campo de investigação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: to investigate the relationship between the emotional intelligence of participants and their school performance in the first quarter of 2023. Materials and Methods: cross-sectional study carried out at a public school in the city of Curitiba-PR, in which 83 students participated, from both genders, regularly enrolled in the eighth or ninth year of this Public School. A non-probabilistic acceptable sample was used. EI levels were assessed using the Bar-On Emotional Intelligence Questionnaire (EQ-i:YV), and descriptive data were collected using the Participants' Descriptive Information Questionnaire. The self-completed instruments were applied in the classroom and to measure school performance, the grades passed in each subject in the first quarter of 2023 were used from the participants' school records. All those responsible for the participants signed the Free Consent Form and Clarified before conducting the survey. For statistical purposes, Student's t-test was used to compare groups and Pearson's volunteer to measure the association between continuous variables. A significance level of 0.05 was considered. Results: The results indicated no interference between the emotional intelligence variables and the students' academic performance, confirming the null hypothesis. Conclusion: In addition, the study presents the development of the concept of emotional intelligence and how this topic has been debated in the field of education in recent years. The search for new variables that influence the academic success of students, which will allow in the future to adopt new methodologies to improve the teaching-learning process, supposes a new field of investigation.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlunos - Desempenhopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA inteligência emocional e sua relação com o desempenho acadêmico no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples