Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorProdóssimo, Andrezzapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-15T13:13:41Z
dc.date.available2024-01-15T13:13:41Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85985
dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Guilherme Gabriel Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 14/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação visa analisar as abordagens pedagógicas que se aproximam da prática da música corporal nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). O conceito de música corporal vem de uma transformação ocorrida no trabalho desenvolvido por Fernando Barba anteriormente denominada "percussão corporal". Como referencial teórico, são abordadas algumas questões acerca da relação entre música, corpo e dança e são utilizados dois autores de pedagogias ativas musicais do século XX que trazem o corpo como eixo: Jacques Dalcroze e Carl Orff. Além disso, a abordagem pedagógica do Núcleo Educacional Barbatuques, principal referência da didática da música corporal, é contextualizada nesta pesquisa. Como esta dissertação está inserida no âmbito da educação básica, são trazidas reflexões relacionadas ao percurso da legislação que regula a política educacional brasileira dentro do campo da arte até a imposição de mudança no Ensino Médio no ano de 2016 por meio de medida provisória n.º 746 que posteriormente foi convertida para a lei n.º 13.415/17. O universo desta pesquisa é o livro didático e para referenciar, são trazidos autores como Alain Choppin, Raimundo Cuesta e Antônio Viñao. A coleta dos livros didáticos se deu por meio de amostragem não probabilística por conveniência e enquanto caminho metodológico, se caracteriza como pesquisa de levantamento e análise documental, por meio de uma análise do conteúdo. Nos resultados finais observou-se que as abordagens que se aproximam da música corporal se apresentam em sua maioria no componente Dança nos livros didáticos aparecendo também em abordagens que não necessariamente fazem parte da área da música mostrando a dificuldade em enquadrar a música corporal como prática musical, mas ao mesmo tempo, promovendo uma integração entre algumas linguagens presentes no Itinerário Formativo "Linguagens e suas Tecnologias" como Educação Física, Teatro e Dança.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to analyze pedagogical approaches that alingn with the practice of body music in the approved high school textbooks under the National Programo f the Textbooks and Didactic Material (PNLD). The concept of body music emerged from a transformation in the work previously known as "body percussion", developed by Fernando Barba. Theoretical references encompass certain aspects of the relationship bethween music, body and dance, utilizing twho authors of 20th-century active musical pedagogies that emphasize the body: Jacques Dalcroze and Carl Orff. Additionally, the pedagogical approach of the Barbatuques Educational Center, a primary reference in body music didactics, is contextualized whitin this research. Considering the context of basic education, this dissertation presents reflections related to the trajectory of legislation governing Brazilian educational policy whitin the realm of art, culminating in the enforcement of changes in high school education in 2016 througj Provisional Measure n.º 746, later converted into Law n./] 13.415/2017. The focal point of this research is the textbook, with referencing drawn from authors such as Alain Choppin, Raimundo Cuesta, and Antônio Viñao. The collection of the textbooks ocurred through non-probabilistic convenience sampling. Methodologically, it is characterized as a survey and documentar analysis, utilizing contente analysis. In the final results, it was observed that approaches closely aligned whit body music primarily appear within the Dance componente of the textbooks. These approaches also surface in contexts not necessarily linked to the music field, demonstrating the challenge of categorizing body music as a musical practice. However, concurrently, this integration promotes na amalgamation of several languages presente within the "Language and their Technologies" Formative Itinerary, such as Physical Education, Theater, and Dance.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMúsica corporalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleMúsica corporal em propostas pedagógicas para o ensino médio : análise de livros didáticos do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLDpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples