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dc.contributor.advisorBueno, Juliana, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorTasca, Ettore Hadaspt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T15:19:34Z
dc.date.available2023-12-22T15:19:34Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85789
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Juliana Buenopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 28/08/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Na área da Educação, o ensino a distância é uma das modalidades que permite o aprendizado, este se tornou crucial devido ao contexto pandêmico em que a sociedade vive desde 2020. Professores tiveram que adaptar sua forma de ensino e a maioria das escolas adaptou suas disciplinas e muitas passaram a fazer uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Ao fazer uso de um AVA é necessário garantir que ele seja acessível a todos que o utilizam. Neste contexto, um dos pontos a serem estudados é a sua interface. Dentre a diversidade de pessoas com deficiência, esta pesquisa se foca nas pessoas com baixa visão. Em especial, alunos do Ensino Fundamental com baixa visão que fazem uso de AVAs para seu aprendizado. Entende-se que é necessário levantar recomendações específicas que auxiliem designers no desenvolvimento de interfaces de AVAs, no intuito das mesmas serem mais acessíveis ao público de baixa visão. Posto isso, o método proposto é um estudo de caso, o qual compreende três fases de desenvolvimento: Projeto e preparação, Coleta e Análise e Compartilhamento dos resultados. A primeira fase apresenta a pesquisa bibliográfica e a sondagem inicial com professoras do CAEE - Natalie Barraga, para assim viabilizar a pesquisa e formar o corpo teórico dela, desse modo utilizando nas fases posteriores. Já a segunda fase contempla duas etapas, a primeira sendo a análise da interface do AVA Inglês Paraná por meio das recomendações pré-selecionadas e a segunda etapa sendo a análise crítica das entrevistas colhidas no CAEE - Natalie Barraga. Na terceira e última fase, foi feita a triangulação dos dados colhidos e, desta forma, foi levantado o conjunto final de recomendações, objetivo geral da presente pesquisa. Deste modo, o resultado final desta dissertação foi um conjunto de 11 recomendações, divididas em 3 categorias e diagramadas em forma de checklist, que visa auxiliar designers no tange o desenvolvimento de interfaces de AVAs mais acessíveis para pessoas com baixa visãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the area of Education, distance learning is one of the modalities that allows learning, this has become crucial due to the pandemic context in which society has been living since 2020. Teachers have had to adapt their teaching style and most schools have adapted their subjects and many started to use virtual learning environments (VLEs). When using an AVA, it is necessary to ensure that it is accessible to everyone who uses it. In this context, one of the points to be studied is its interface. Among the diversity of people with disabilities, this research focuses on people with low vision. In particular, elementary school students with low vision who use AVAs for their learning. It is understood that it is necessary to raise specific recommendations that assist designers in the development of AVA interfaces, with the aim of making them more accessible to people with low vision. That said, the proposed method is a case study, which comprises three development phases: Design and preparation, Collection and Analysis and Sharing of results. The first phase presents the bibliographical research and the initial survey with CAEE teachers - Natalie Barraga, to make the research viable and form its theoretical body, thus using it in the subsequent phases. The second phase includes two stages, the first being the analysis of the AVA English Paraná interface through pre-selected recommendations and the second stage being the critical analysis of the interviews collected at CAEE - Natalie Barraga. In the third and final phase, the data collected was triangulated and, in this way, the final set of recommendations was created, the general objective of this research. Thus, the final result of this dissertation was a set of 11 recommendations, divided into 3 categories and diagrammed in the form of a checklist, which aims to assist designers in developing more accessible AVA interfaces for people with low visionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleRecomendações para o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem direcionado a alunos do ensino fundamental II com baixa visãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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