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dc.contributor.advisorLadeira, João Martins, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.creatorCamargo, Eduardo Martins Zimermannpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-24T15:24:42Z
dc.date.available2023-08-24T15:24:42Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84117
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Damasceno Martins Ladeirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 22/05/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 152-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, investiga-se as aparições do personagem Zé do Caixão na trilogia formada por À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA (1964), ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER (1967) e ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO (2008), observando, neste conjunto, a encenação da mitologia dos orixás e a encarnação do mensageiro, o Exu de José. Para isso, a pesquisa apoia-se nos estudos morfológicos de Vladimir Propp (2001), acerca do conto de magia russo, servindo-se de seu modelo descritivo para desmistificar a narrativa em tela. Porém, introduz-se neste método uma ferramenta de análise devotada ao estilo da mandinga brasileira. Com esse fim, incorpora-se à tabulação da fábula quatro categorias típicas do repertório dos terreiros, listadas por Edison Carneiro (2008), e representadas repetidamente nos filmes dissecados. Isto é, a possessão pela divindade, o caráter pessoal desta, a consulta ao adivinho e o despacho de Exu. Pressagia-se assim a formação e afirmação de uma estrutura narrativa particular, uma morfologia do cinema fantástico e de horror à brasileira, inspirada nas encruzilhadas e enredos da cultura popular. Visto que, declarou certa vez José Mojica Marins, "a macumba é nossa".pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work investigates the appearances of the character Coffin Joe in the trilogy formed by AT MIDNIGHT I'LL TAKE YOUR SOUL (1964), THIS NIGHT I'LL POSSESS YOUR CORPSE (1967) and EMBODIMENT OF EVIL (2008), observing in this set the staging of the orixás' mythology and the incarnation of the messenger, José's Exu. The research is based on the morphological studies of Vladimir Propp (2001) about the Russian magic tale, using his descriptive model to demystify the narrative on screen. However, it is introduced to this method, as an analysis tool devoted to the style of Brazilian mandinga, four typical categories of the religious repertoire incorporated into the tabulation of the fable. As listed by Edison Carneiro (2008), and repeatedly represented in the dissected films, that is: the possession by the deity, the personal character of the deity, consultation with the oracle and the dispatch of Exu. This presages the formation and affirmation of a particular narrative structure, a morphology of Brazilian fantastic and horror cinema, inspired by the crossroads and plots of popular culture. Since, José Mojica Marins once declared, "macumba is ours".pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectMacumbapt_BR
dc.subjectExu (Orixá)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleO Exu de José : encenação e encarnação na trilogia de Zé do Caixãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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