O sentido da educação que vem da experiência em John Dewey
Resumo
Resumo : O presente trabalho visa compreender o significado da experiência para a educação escolar, além do papel da escola e do educador para o desenvolvimento da educação que vem da experiência segundo Dewey. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, biográfica e qualitativa. A partir da análise de textos, comentadores e produções acerca da proposta do trabalho obteve-se a compreensão que a educação é um processo de renovação das significações das experiências, sendo que essas experiências são capazes de promover a interação do organismo e do meio ambiente para melhor utilização deste meio ambiente. Para tanto, é necessário procedimentos empíricos que favoreçam a aprendizagem, tendo como ponto de partida o pensamento reflexivo, que nasce de procedimentos educacionais, que visem aprendizados e do desenvolvimento de capacidades dos educandos. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de superar com a educação tradicional e promover práticas que visem o protagonismo do aluno através da mediação feita pelo educador, num ambiente que seja capaz de suscitar o confronto de ideias, a interação e investigações que valorizem o ponto de partida e as experiências dos seus educandos. Abstract : This paper aims to understand the meaning of experience for school education, as well as the role of school and educator for the development of education that comes from experience according to Dewey. The research methodology is characterized as descriptive, biographical and qualitative. From the analysis of texts, commentators and productions about the proposal of the work, we obtained the understanding that education is a process of renewal of the meanings of experiences, and these experiences are able to promote the interaction of the organism and the environment. better use of this environment. Therefore, it is necessary empirical procedures that favor learning, having as a starting point the reflective thinking, which is born of educational procedures, aimed at learning and the development of students' capacities. The results of the research showed the need to overcome with traditional education and promote practices aimed at the student's protagonism through the mediation made by the educator, in an environment that is capable of arousing the confrontation of ideas, interaction and investigations that value the point of view. departure and the experiences of their students.