A formação continuada como elemento de valorização docente : estudo dos planos de carreira do estado do Paraná e do PDE/PR
Resumo
Resumo : A presente pesquisa busca analisar os Planos de Carreira de professores da rede estadual do Paraná, a fim de observar o papel da formação continuada na carreira docente, assim como apontar a importância do PDE/PR como política de estado permanente. Busca-se responder as seguintes questões: A formação continuada é prevista nos planos de carreira como elemento de valorização ao longo da história do Paraná? Qual a importância do PDE/PR para a ascensão na carreira e formação em rede?Para esta pesquisa pretende-se realizar uma analise documental, a partir dos Planos de Carreira do Estado do Paraná: O Estatuto do Magistério (Lei Complementar 7 de 22 de Dezembro de 1976) e O Plano de Carreira do Magistério (Lei Complementar 103 de 15 de Março de 2004). Busca-se também realizar um levantamento sobre o PDE/PR, a importância de sua oferta, o publico que foi atendido e a necessidade de continuidade desta política de estado. Abstract : This research aims to analyze the Career Plans of teachers of the state network of Paraná, in order to observe the role of continuing education in the teaching career, as well as to point out the importance of the PDE / PR as a permanent state policy. It seeks to answer the following questions: Is continuing education foreseen in the career plans as an element of valorization throughout the history of Paraná? How important is PDE / PR for career advancement and networking? The purpose of this research is to conduct a documentary analysis, based on the Career Plans of the State of Paraná: The Statute of the Magisterium (Complementary Law 7 of December 22, 1976) and The Career Plan of the Magisterium (Complementary Law 103 of 15 of March 2004). It also seeks to conduct a survey on the PDE / PR, the importance of its offer, the public that was attended to and the need for continuity of this state policy.
Collections
- Políticas educacionais [104]