Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCanziani, José Roberto Fernandespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Agronegóciopt_BR
dc.creatorNogas, Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T19:04:49Z
dc.date.available2023-12-15T19:04:49Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50197
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Roberto Fernandes Canzianipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Agronegóciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo analisou as expectativas dos agentes de mercado do setor lácteo publicadas no Boletim do Leite do CEPEA, entre fevereiro de 2007 e outubro de 2016, em relação aos preços efetivamente pagos aos produtores rurais. Verificou-se o que acontece de fato com os preços, numa visão retrospectiva e, se tais informações são relevantes para produtores e indústrias na questão de prever a tendência dos preços para o mês de pagamento. Fez-se o deflacionamento de preços e avaliaram-se os preços efetivamente pagos frente à pesquisa que é realizada mensalmente sobre o comportamento no mês anterior ao pagamento. Como resultado foi observado que as expectativas dos agentes do setor lácteo quanto ao leite pago ao produtor rural no Brasil possuem grau de acerto superior a 80% nos dois cenários avaliados, indicando a relevância dessas informações publicadas no Boletim do Leite do CEPEA, que vem trazendo ao mercado, de forma antecipada, uma sinalização das tendências dos preços que efetivamente ocorreram nos meses subsequentes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.titleGrau de acerto das expectativas dos agentes do setor lácteo quanto ao preço do leite pago ao produtor rural no Brasilpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples