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dc.contributor.advisorBuck, Soniapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Francine Marcondes Castropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T18:02:49Z
dc.date.available2022-08-22T18:02:49Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/4023
dc.descriptionOrientadora: Sonia Buckpt_BR
dc.descriptionInclui apendice e anexospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A maneira como o Homem se percebe diante do restante da Natureza constitui um dos principais pilares sobre os quais ele constrói sua interação com meio ambiente. A iminência da saturação da capacidade da Terra de manter a vida, propiciada, entre outros aspectos, pelo antropocentrismo consolidado historicamente na cultura Ocidental e propagado por grande parte do planeta, lança à Educação contemporânea o desafio de encontrar e guarnecer, propostas de formação humana coerentes com uma visão biocêntrica de mundo. A Pedagogia Waldorf, fundada por Rudolf Steiner (1861-1925) em 1919, fundamenta-se no conhecimento do ser humano e de sua relação com o meio segundo a Antroposofia. A Antroposofia (também criada por Rudolf Steiner) se anuncia como uma Ciência, mais abrangente que a Ciência Natural (por considerar os âmbitos físico e espiritual) e considera que o Homem, como síntese da Natureza em estado elevado, tem responsabilidades, e não prerrogativas, diante dela. Objetivando-se investigar como se apresenta a relação entre Homem e Natureza na obra de Steiner, na atuação de professores Waldorf e na concepção de alunos Waldorf de segunda e terceira séries de uma determinada escola Waldorf, desenvolveu-se um estudo envolvendo levantamento bibliográfico, observação direta em uma escola Waldorf de Curitiba e uma entrevista semi-aberta com os alunos de segunda e terceira séries desta escola. A fundamentação teórica baseou-se nas obras educacionais de Rudolf Steiner traduzidas para o português e de alguns autores da Educação Ambiental e da Ecologia. Por meio da entrevista investigamos as concepções das crianças sobre três questões fundamentais: 1. O Homem faz parte da Natureza? 2. O que é feito pelo Homem pode ser considerado como parte da Natureza? 3. Por que precisamos cuidar da Natureza? A entrevista demonstrou que metade dos alunos estudados considera que o Homem faz parte da Natureza e que a maioria deles recorre a argumentos afetivos (e não utilitários) para justificar a necessidade de se cuidar da Natureza. A observação direta revelou que parte significativa dos alunos Waldorf de segunda e terceira séries da escola estudada tem uma relação afetiva, contemplativa, respeitosa e de veneração com o meio natural. Tal relação das crianças com o meio corresponde àquela encontrada na obra de Steiner (que apresenta uma concepção de Natureza bastante próxima à sistêmica) e, à atividade dos professores formados para a Pedagogia Waldorf, que por meio de muitos recursos permeiam grande parte do cotidiano escolar com uma Educação Ambiental baseada na sensibilização e respeito ao ambiente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The way Man perceives Himself before Nature is one of the main supports on which he builds his/her interaction with the environment. The imminent limitation in the Earth capacity to sustain life - generated, among other aspects, by the anthropocentrism historically consolidated in the Western civilization and propagated nearly worldwide - presents to contemporaneous Education the challenge of finding and providing human formation proposals consistent with a biocentric view of the world. The Waldorf Pedagogy, founded by Rudolf Steiner (1861-1925) in 1919, is based on the knowledge of human being and his/her relationship with the environment according to Anthroposophy. Anthroposophy (also founded by Rudolf Steiner) is announced as a Science, more comprehensive than the Natural Science (because it considers the physical and spiritual scopes) and considers that Man, as synthesis of Nature in a higher status, holds responsibilities, and not prerogatives, before Nature. Aiming at a research on the relationship between Man and Nature as presented in Steiner's work, in the practice of Waldorf teachers and in the conception of Waldorf students of the second and third grades of a certain Waldorf school, a study was developed involving bibliography, direct observation of a Waldorf school in Curitiba and a semi-open interview with the students of the second and third grades of this school. The theoretical fundamentals are based on the educational work of Rudolf Steiner translated into Portuguese and some authors on Environmental Education and Ecology. By means of an interview we investigated the children's conceptions about three fundamental questions: 1) Is Man part of Nature? 2) Can the deeds of Man be considered as part of Nature? 3) Why do we need to take care of Nature? The interview showed that half of the students consider Man as a part of Nature and the majority of them make use of affective (not utilitarian) arguments to justify the need to take care of Nature. Direct observation revealed that a significant part of the Waldorf students of second and third grades from the investigated school has an affective, contemplative, respectful and venerating relationship with Nature. Such relationship between the children and the environment corresponds both to that found in the work of Steiner (which presents a conception of Nature very closed to the systemic one) and that of the teachers formed according to the Waldorf Pedagogy who, through many resources, have a role in the school daily life with an Environmental Education based on sensibilization and respect to the Environment.pt_BR
dc.format.extent211 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHomem - Influencia sobre a naturezapt_BR
dc.subjectEducação - Metodos experimentaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA relação entre homem e natureza na pedagogia de Waldorfpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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