Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoss, Paulo Ricardopt_BR
dc.contributor.authorGarani, Solange Rauchbachpt_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-13T20:12:33Z
dc.date.available2020-10-13T20:12:33Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38154
dc.descriptionApêndices e Anexospt_BR
dc.descriptionOrientador : Paulo Ricardo Rosspt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Tânia Stoltzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa se propõe a ampliar a compreensão sobre os processos interativos estabelecidos em situação de aprendizagem escolar em grupo e suas implicações no desenvolvimento individual. Focaliza o aluno adulto, em situação de pós-graduação na área do Direito, e a sua percepção sobre o processo de ensino-aprendizagem ocorrido em aulas práticas, com estudo de casos jurídicos, em grupo, sob a orientação de profissional experiente. Busca identificar os resultados obtidos e as condições que facilitaram ou limitaram o desenvolvimento individual, na concepção dos próprios alunos. Visa contribuir para o campo educacional, na aplicação da metodologia de aprendizagem cooperativa e na formação de professores. A literatura revisada privilegiou modelos teóricos que corroboram a importância dos processos interativos na construção do conhecimento: teoria interacionista e construtivista de Piaget, teoria sociocognitiva dos neopiagetianos, sociointeracionismo de Vygotsky e educação dialógica de Paulo Freire. A pesquisa se deu na Escola da Magistratura do Paraná - EMAP, com um grupo de onze alunos que participavam das aulas de prática processual civil e criminal, em 2003, com metodologia de aprendizagem em grupo, conforme proposta pedagógica do curso ofertado. A investigação ocorreu em três etapas, as quais envolveram: análise de documentos da Escola sobre a metodologia empregada nas aulas práticas; questionário para a caracterização do grupo eleito; e entrevistas com os sujeitos do grupo pesquisado. Os dados colhidos no questionário sofreram tratamento estatístico, e os depoimentos foram submetidos à análise qualitativa, cujos resultados apontaram para uma provável relação entre o tipo de interação estabelecido nos grupos e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Os sujeitos pesquisados identificaram uma relação de cooperação no grupo, estabelecida pela necessidade de resolução da tarefa. Perceberam que foi possível aprender com os colegas por meio da troca de experiências, da ajuda mútua e da superação de pontos de vista divergentes, mas dependendo da mediação pedagógica. Segundo os sujeitos pesquisados, o orientador teve um papel fundamental para manter o clima cooperativo no grupo. Aspectos como o diálogo, a reflexão-na-ação e sobre-a-ação, o respeito mútuo, a flexibilidade de pensamento, os desafios e, principalmente, a interação entre alunos e entre alunos e professor são discutidos como necessários para o desenvolvimento do profissional crítico, reflexivo e autônomo. Palavras-chave: aprendizagem de adultos; interação social; cooperação; mediação pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this research is to enlarge the understanding about interactive processes established in formal learning situations involving group work and their implications for individual development. It focuses on adult student, in the post-graduation course of Law area, and his/her perception about the teaching-learning process during practical classes, with study of juridical cases in group, under experienced professional advice. It searches for identifying the achieved results and the conditions that facilitated or limited the individual development according to the students' own conceptions. It also aims to contribute to the educational field, in the use of cooperative learning methodology and in teacher's formation. The reviewed literature has privileged theoretical models which corroborate the importance of interactive processes in the construction of knowledge: Piaget's interactionist and constructivist theory, Neo-Piagetian social-cognitive theory, Vygotsky's social-interactionism, and Paulo Freire's dialogic education. The research was accomplished at the School of Magistrates of the State of Parana - EMAP in 2003, with a group of eleven students who participated in the practical classes of civil and penal procedural law, through a group-based learning methodology in accordance with the pedagogical proposal of the course. The inquiry occurred in three stages: analysis of the documents of the School about the methodology applied in practical classes; a questionnaire with the purpose of characterizing the selected group; and interviews with the individuals of the researched group. The data collected from the questionnaire received statistical treatment, and the testimonies were submitted to qualitative analysis, whose results showed a probable relation between the type of interaction established within the groups and the development of critical and pondering thought. The subjects identified a cooperative relation in the group established by the necessity of task accomplishment. They noted that it was possible to learn with colleagues through experience exchange, mutual assistance, and overcoming of divergent points of view, but depended upon pedagogical mediation. As stated by the individuals researched, the advisor had a fundamental role of maintaining the cooperative atmosphere of the group. Some aspects as the dialogue, the consideration-in-the-action and on-the-action, the mutual respect, thought flexibility, challenges, and mainly the students-teacher interaction are discussed as necessary for the development of the critical, reflective and autonomous professional. Key-words: adult learning; social interaction; cooperation; pedagogical mediation.pt_BR
dc.format.extentxiii, 204 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagem de adultospt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInteração social na aprendizagem do adulto : estudo de caso das aulas práticas na Escola da Magistratura do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples