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dc.contributor.authorOliveira, Marilice Trentini dept_BR
dc.contributor.otherMarques, Vera Regina Beltrãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-02T19:59:37Z
dc.date.available2020-12-02T19:59:37Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/3729
dc.descriptionOrientadora: Vera Regina Beltrao Marquespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho analisa as estratégias de higienização da população, elaboradas pelos médicos-higienistas com ênfase no Paraná, especialmente em Curitiba, entre os anos 1920 e 1930. Para tanto examina o discurso médico de cunho higienista e eugenista, direcionado para a escola e a população em geral, propagado na época. As relações entre a educação e a saúde, bem como a higiene e a sexualidade são muito próximas e norteiam o discurso médico e assim estarão presentes ao longo do trabalho. Analisando os saberes e as práticas médicas revela como estiveram presentes na escola, nos livros e nos cursos para a formação dos professores, bem como na educação sexual dos alunos e na inspeção médica escolar. As fontes documentais foram apreciadas a luz das proposições de Michel Foucault, entre outros. Nos dispositivos e práticas que se voltaram para a conformação do corpo e da alma dos alunos, seus familiares e professores a uma certa racionalidade higiênica e eugênica, pode-se ler as marcas de um projeto de higienização da população, no intuito de aperfeiçoamento da raça brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work analyzes the hygienic strategies of the population elaborated by physicians with emphasis on Paraná state, specially in Curitiba, among the years 1920 and 1930. This work analyzes the medical discourse with hygienic and eugenic feature, directioned to the school and the general population, propagated in the epoch. The relations between the education and health, as soon as the hygiene and sexuality are very close and guide the medical discourse being present in this work. The medical knowledge and practices reveal how they were present in the school, in the books and in the professor grades, as soon as in pupils sexual education and in the medical inspection of the school. The document source are appreciated in agreement with Michel Foucault propositions among others. In the devices and practices that directed it selves for the body and soul of the pupils, their relatives and teachers to a relative hygienic and eugenic rationality, we are able to read the marks of a population hygienic project, with the intention of improvement of the Brazilian descent.pt_BR
dc.format.extent122 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectEugeniapt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePrescrições médicas sobre higiene e sexualidade e suas relações com a educação : 1920 - 1930pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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